quinta-feira, 5 de agosto de 2021

Atividades são retomadas no Centro do Idoso de Agrestina


Após dois anos sem atividades presenciais, em virtude da pandemia, o Centro de Convivência do Idoso de Agrestina (CCI) retomou seu funcionamento. A casa de acolhimento aos idosos funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h, com diversos serviços como aulas de hidroginástica, aulas de educação física específica para idosos, oficinas de artesanato e pintura, aulas de dança e teatro, alfabetização de idosos, e ainda é responsável pelo Grupo Mazuca de Agrestina, que funciona na casa como atividade recreativa e de preservação cultural.

Para a retomada das atividades, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Juventude preparou uma acolhida com apresentação cultural, gincana, momento saúde, distribuição de kits de proteção para os idosos e coffee break. O retorno da casa de acolhida também coincidiu com a retomada do Grupo Mazuca de Agrestina, que estava parado após a morte do mestre mazuqueiro, Valdir Manoel. Agora, o grupo ficará sob condução de seu pai, o senhor Manoel João da Silva, popular “Seu Manoel da Mazuca”. O prefeito do município, Josué Mendes, prestigiou o momento ao lado de vereadores e secretários municipais.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Juventude o funcionamento se dará por meio de rodízio, permitindo apenas vinte usuários por dia. O espaço também conta com dispensadores de álcool e aferição de temperatura na entrada. Um trabalho de conscientização acerca da importância da higienização foi realizado previamente com os idosos. Além disso, a secretaria realizou um levantamento com o público da casa. Todos os idosos estão vacinados com a segunda dose da vacina contra covid-19.

A secretária da pasta, Gisisllayne França explicou que essa retomada é muito significativa para a saúde e qualidade de vida dos idosos. “Durante esse período de isolamento social muitos idosos passaram por quadros depressivos e exclusão familiar. Tivemos também um aumento significativo nas denúncias de violência contra a pessoa idosa nos órgãos responsáveis. Agora, com todos vacinados, nada mais importante do que fortalecermos nossos idosos com proteção, saúde e qualidade de vida”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário