quinta-feira, 25 de junho de 2026

Silvio Costa Filho é escolhido o novo líder da maioria na Câmara dos Deputados


O ex-ministro e deputado federal, Silvio Costa Filho, foi escolhido para assumir a liderança da Maioria na Câmara dos Deputados, passando a comandar um bloco suprapartidário formado por quase 300 parlamentares. A indicação reforça o protagonismo político do pernambucano no Congresso Nacional e consolida sua posição como uma das principais lideranças da atual legislatura.

A pouco menos de dois meses de deixar o Ministério de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho assume uma nova missão estratégica na Câmara, em um momento importante para a articulação de pautas de interesse do país. Reconhecido pela capacidade de diálogo, construção de consensos e articulação política, o parlamentar chega ao posto com o desafio de fortalecer a interlocução entre as diferentes forças políticas que compõem a Casa.

A escolha de Silvio também ocorre em meio a uma sequência de reconhecimentos ao seu trabalho parlamentar. Na semana passada, ele voltou a ser apontado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) como um dos deputados mais influentes do Congresso Nacional em 2026, reafirmando sua capacidade de liderança e articulação política.

Ao comentar a indicação, Silvio Costa Filho agradeceu a confiança recebida dos parlamentares e do presidente da Câmara, Hugo Motta.

 “Recebo essa missão com muita gratidão e senso de responsabilidade. Quero agradecer ao presidente Hugo Motta e aos deputados e deputadas pela confiança na nossa indicação para liderar a Maioria na Câmara. Vamos trabalhar com diálogo, equilíbrio e compromisso com o Brasil”, afirmou Costa Filho que passa a comandar o bloco a partir da próxima semana após a reunião de líderes.

O novo líder destacou que pretende atuar na construção de consensos para garantir o avanço de matérias consideradas prioritárias para o desenvolvimento do país.

 “Nosso compromisso será o de construir pontes entre o Executivo, Legislativo e Judiciário, promover o entendimento entre as diferentes correntes políticas e trabalhar para avançar em pautas importantes para o Brasil. O diálogo será sempre o nosso principal instrumento para ajudar o país a crescer, gerar oportunidades e melhorar a vida da população”, declarou.

A indicação de Silvio Costa Filho para a liderança da Maioria reforça uma trajetória marcada pela capacidade de diálogo entre diferentes campos políticos e pela construção de soluções em favor do interesse público.

Com a nova função, o parlamentar amplia sua influência no Congresso e passa a ocupar uma posição central nas articulações políticas da Câmara dos Deputados.

Oposição se divide em dois blocos na disputa por hegemonia, enquanto Prefeito Eduardo Lira observa o tabuleiro


O cenário político de Cupira ferve com a divisão da oposição em duas frentes distintas. De um lado, o ex-prefeito Zé Maria e o vice-prefeito Golbery Lopes marcham alinhados com o deputado federal Mendonça Filho. Do outro, o empresário Ramon Carneiro e o vereador Vinícius Lessa estruturam um grupo de oposição focado na parceria com o deputado federal André Ferreira.

O embate deste ano promete ditar os rumos para as próximas eleições municipais. A consolidação de qual será a principal via de oposição dependerá diretamente da capacidade de cada bloco em mobilizar e transferir votos para seus respectivos candidatos.

Enquanto os dois grupos travam uma disputa acirrada nas ruas, o prefeito Eduardo Lira segue em posição de observação. A gestão municipal acompanhada de camarote os movimentos da oposição, aguardando para identificar qual liderança emergirá como seu principal antagonista no futuro pleito.

Essa estruturação antecipada de palanques é fundamental para a costura de alianças na cidade. Com o vice-prefeito Golbery Lopes tendo rompido oficialmente com o atual chefe do executivo, e os demais opositores buscando articulações em nível estadual, os eleitores de Cupira testemunham a preparação de um novo tabuleiro de forças.

Para mais informações sobre o contexto administrativo do município e a trajetória oficial do atual gestor, acesse o blog do Willamar Junior.

Crise no PL: Racha Familiar entre Michelle e Flávio Bolsonaro Faz Pré-Candidatura Presidencial Perder Força


Uma crise sem precedentes na família Bolsonaro instalou o pânico na cúpula do Partido Liberal (PL). Declarações explosivas da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro escancararam um racha profundo com o senador Flávio Bolsonaro. A exposição da disputa interna ameaça inviabilizar o projeto do senador à Presidência da República para as próximas eleições.

O conflito que agitou os bastidores políticos teve início devido a divergências sobre os palanques do PL no Ceará. A ex-primeira-dama criticou a articulação de alianças locais que buscavam o apoio de Ciro Gomes. Após expor seu descontentamento publicamente, Michelle afirma ter sido alvo de um telefonema agressivo do enteado.

Em vídeos divulgados em suas redes sociais, ela relatou ter sido destratada e chamada de "autoritária". Segundo ela, Flávio teria dito que ela havia chegado "ontem na política" e não entendia do assunto. O episódio foi classificado pela presidente do PL Mulher como uma verdadeira "apunhalada".

As declarações da ex-primeira-dama foram recebidas como uma verdadeira bomba na cúpula da legenda. Nos bastidores, dirigentes do PL temem que a briga jogue por água abaixo qualquer chance de recuperação de Flávio Bolsonaro nas pesquisas eleitorais.

Enquanto a guerra verbal e midiática se desenrola, o ex-presidente Jair Bolsonaro, que se encontra em prisão domiciliar, assiste a tudo pela televisão e pelas redes sociais. A escalada do conflito evidenciou que o ex-mandatário perdeu o controle sobre a coesão de sua própria família.
Impedido de se pronunciar diretamente devido à sua situação jurídica, Bolsonaro vê a viabilidade da candidatura presidencial de seu filho derreter. O silêncio do ex-presidente apenas intensifica o clima de incerteza dentro da direita brasileira, que agora assiste a uma disputa pelo protagonismo político que promete esquentar ainda mais nos próximos dias.

Parceria entre os Poderes e balanço positivo na câmara de São Joaquim do Monte


A Câmara de Vereadores de São Joaquim iniciou oficialmente o seu recesso parlamentar após a realização da última sessão ordinária do período. No encerramento dos trabalhos legislativos, o vereador e presidente da Casa, Ricardo Jeferson, fez um pronunciamento de agradecimento e destacou que o Legislativo não fechará as portas para a comunidade.

Durante o seu discurso, o presidente Ricardo Jeferson expressou gratidão aos demais parlamentares pelo empenho na condução dos trabalhos e na votação das matérias de interesse público.

O chefe do Legislativo também fez um agradecimento especial ao prefeito Duguinha Lins. Jeferson destacou o espírito de cooperação entre a Prefeitura e a Câmara, ressaltando que os requerimentos aprovados pelos vereadores foram prontamente atendidos pela gestão municipal, o que resultou em melhorias diretas para a população.

Apesar da suspensão temporária das sessões ordinárias plenárias, o presidente garantiu que as atividades administrativas e o compromisso com o cidadão continuam.

Raquel Lyra torce pelo Brasil ao lado do pai, internado no Recife


Em meio a uma agenda acelerada de entregas e compromissos administrativos do Governo do Estado, a governadora Raquel Lyra fez uma pausa estratégica para acompanhar a vitória da Seleção Brasileira. A torcida teve um significado especial: ela assistiu ao jogo ao lado do pai, o ex-governador João Lyra.

O patriarca encontra-se internado no Memorial Star, moderno centro médico localizado no bairro da Boa Vista, no Recife. A internação foi necessária para tratar um sangramento decorrente de uma cirurgia intestinal.

Em suas redes sociais, a chefe do Executivo estadual fez questão de registrar o momento de afeto e torcida. Vestindo a camisa do Brasil, ela publicou uma foto ao lado do pai e declarou na legenda: "Hoje a torcida pelo Brasil é com ele!".
O momento de descontração e união familiar serviu para recarregar as energias da gestora. Após a partida, a governadora manteve o ritmo acelerado de trabalho e o cronograma de vistorias e anúncios do Governo do Estado de Pernambuco.

João Campos assiste jogo do Brasil ao lado de Lula e Janja no Alvorada em gesto que consolida alinhamento político


O pré-candidato ao Governo de Pernambuco e presidente nacional do PSB, João Campos, assistiu à vitória da Seleção Brasileira sobre a Escócia pela Copa do Mundo diretamente do Palácio da Alvorada, em Brasília. A convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o encontro serviu como um forte sinal de prestígio e alinhamento político entre os dois líderes
A presença de João Campos ao lado do casal presidencial — incluindo a primeira-dama Janja da Silva — não foi apenas um momento de lazer.
 Nos bastidores, o ato foi interpretado como uma demonstração pública do respaldo do chefe do Executivo à futura corrida do gestor pernambucano ao Palácio do Campo das Princesas. 

Para os interlocutores que acompanharam a comitiva, o resultado do placar em campo acabou ficando em segundo plano. Segundo relatos de presentes, João Campos saiu visivelmente mais animado com a conversa e com os acenos políticos feitos pelo presidente Lula do que propriamente com o desempenho da Seleção Brasileira. A reunião consolidou o status do jovem líder do PSB como um dos nomes prioritários e de grande prestígio na base governista para o pleito.

terça-feira, 23 de junho de 2026

Bastidor ou blefe? Pré-candidatura de Lourinho de Panelas a deputado não passa de jogada midiática


Levantamento conduzido pelo Blog do Willamar Jr aponta que o recente burburinho sobre uma possível pré-candidatura do ex-político Lourinho de Panelas a deputado é, na verdade, apenas um blefe articulado por seu partido. A estratégia tem o objetivo exclusivo de garantir espaço na mídia e manter o nome do político em evidência.

A análise destaca que o longo silêncio de Lourinho é intencional. Afastado da vida pública e sem notícias concretas de sua atuação há oito anos, ele soma sua terceira eleição consecutiva sem aparecer nas ruas ou disputar cargos.

A ausência prolongada reforça a avaliação de que ele já teria abandonado a política ativa. Portanto, o súbito lançamento do seu nome como postulante à Câmara Federal não passa de uma jogada de marketing partidário para surfar nos holofotes do cenário eleitoral atual.