segunda-feira, 26 de novembro de 2018

São Joaquim do Monte: município deve exonerar casos de nepotismo

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou à Prefeitura de São Joaquim do Monte exonerar cargos comissionados, função de confiança ou função gratificada, que detenham relação de parentesco, até o terceiro grau, com o prefeito, vice-prefeito, secretários municipais, procurador-geral do município, chefe de gabinete ou qualquer outro cargo comissionado da cidade.
Segundo a recomendação, há um inquérito civil instaurado no âmbito da Promotoria de Justiça local para averiguar o nepotismo no âmbito da Prefeitura. A prática de nepotismo viola os princípios constitucionais da administração pública, constantes do artigo 37, caput, e seguintes da Constituição Federal, notadamente os da moralidade, isonomia e impessoalidade, que devem nortear o administrador público.
De acordo com a promotora de Justiça Andreia Aparecida Couto, a Prefeitura deve, no prazo de 30 dias, rescindir os contratos de pessoas que sejam parentes até terceiro grau, realizados por tempo determinado, para atender a necessidade temporária excepcional de interesse público. Conforme o texto da recomendação, publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (23), a Prefeitura deve se abster de nomear pessoas que tenham grau de parentesco com algum integrante do serviço público municipal.
Por fim, a Prefeitura deve remeter, mediante a ofício, dez dias após o prazo, cópia dos atos de exoneração e rescisão contratual dos contratados, bem como declaração de todos os servidores ocupantes de cargos que configuram nepotismo, esclarecendo se possui ou não parentesco com os cargos da prefeitura já citados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário