quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Exemplo: Tacaimbó deixará de jogar esgoto no Rio Ipojuca

Tacaimbó, no Agreste pernambucano, será a primeira cidade a deixar de lançar esgotos no rio Ipojuca. A ação será possível após a construção do sistema de esgotamento sanitário, obra iniciada em agosto de 2015.
 
Hoje (06), a Compesa começa uma nova fase do projeto com o início da instalação de 28 mil metros de redes e ramais de esgoto na cidade. As obras fazem parte do Programa de Saneamento Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Ipojuca (PSA Ipojuca), financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O objetivo é despoluir o rio Ipojuca, considerado o manancial com maior carga de poluição em Pernambuco.
 
As obras custam em torno de R$ 14 milhões e já está cerca de 90% concluída. A previsão é que o sistema de Tacaimbó comece a operar em dezembro deste ano. Porém, apesar do projeto, a cidade ainda lançará dejetos no rio. É que a redução do lançamento da carga orgânica da cidade no afluente será de será de 93%.
 
A Prefeitura de Tacaimbó informou que aproveitará as obras da Compesa para arborizar a cidade, prioritariamente, praças e ruas onde serão implantadas as redes e ramais de esgoto. Devem ser plantados Ipês, Nim, Flamboian.
 
O Programa de Saneamento Ambiental do Rio Ipojuca está modificando o esgoto de Poção, Sanharó, Belo Jardim, Caruaru, Bezerros, Gravatá, Chã Grande, Primavera e Escada. O programa também prevê a construção de parques ambientais em São Caetano, Caruaru e Bezerros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário