sexta-feira, 3 de março de 2023

Enfermeiros de Agrestina recebem capacitação para realização do exame Papanicolau

Nessa quarta-feira(01), as enfermeiras que atuam nas Unidades Básicas de Saúde, no Centro de Saúde e no Centro de Atenção Psicossocial – CAPS de Agrestina receberam uma formação voltada para a atenção à saúde da mulher, mais precisamente sobre a realização do exame Papanicolau, que o teste realizado para detectar alterações nas células do colo do útero. O curso durou o dia inteiro e foi ministrado na Academia da Saúde do município. A certificação tem como principal objetivo o aperfeiçoamento teórico e prático, dos profissionais da Atenção Primária, para a atuação do enfermeiro no exame Papanicolau.

Com início às 8h30 da manhã, a primeira etapa do curso teve como tema “Citologia Oncótica na Atenção Primária: o protagonismo do enfermeiro. Em seguida, a aula foi “A Consulta de Enfermagem em Saúde da Mulher. A etapa seguinte foi “O Registro do Citopatológico no PEC”. Durante a tarde, foi trabalhado o tema “Interpretação e Condutas do Exame Citopatológico do Colo do Útero”; e realizadas oficinas com casos clínicos, apresentação dos grupos de trabalho, feedback e entrega dos certificados. As aulas foram ministradas pela enfermeira Yris Luana, pela enfermeira Mônica Borba, e pelo médico Périclles Daniel.

A secretária de Saúde do município, Gheizianne Farias, disse que a iniciativa tem como objetivo oportunizar, para as profissionais, o aprimoramento dos procedimentos, que já são realizados nos serviços de saúde, e sensibilizar sobre a relevância da busca ativa para reduzir a incidência de câncer de colo do útero. Ela disse ainda que o curso também visa a melhoria na qualidade do atendimento na Atenção Primária de Agrestina.

Para a enfermeira, Mônica Borba, que recebeu a capacitação, o curso permitiu aperfeiçoar os conhecimentos sobre a consulta ginecológica na coleta para o exame citopatológico. Ela disse também que o curso, sobretudo, fortalece o vínculo de confiança, o acolhimento, e o atendimento das usuárias do serviço público de saúde. Mônica diz também que momentos assim proporcionam ainda mais troca de experiências entre profissionais e ajudam a estabelecer estratégias para melhorar os serviços de saúde do município.

Este curso integra o leque de ações voltadas para o Março Lilás, campanha que tem como objetivo, conscientizar a população sobre a prevenção e combate ao câncer de colo uterino. O mês de março é também chamado de mês da mulher, por causa do dia emblemático que é o 8 de março, Dia Internacional da Mulher, e marca um período de atenção especial à saúde da mulher. Em Agrestina, no escopo do mês também constam a oferta de mamografias, para mulheres de 50 a 69 anos, e consultas com mastologista para toda a população.

Fotos: Adriano Monteiro e Vanessa Novak/Decom

Nenhum comentário:

Postar um comentário