domingo, 29 de agosto de 2021

De cara nova, Região Turística Encantos do Agreste planeja ações para fortalecimento da região

A Região Turística Encantos do Agreste (RT Encantos do Agreste) é um projeto de valorização e promoção do turismo, formado pelos municípios que compõem o território da região Agreste que possuem características similares e que se uniram em um alinhamento coletivo para trabalhar em prol do fortalecimento da região, visando atrair mais pessoas para conhecer os atrativos naturais, culturais e gastronômicos locais das cidades participantes.

A RT Encantos do Agreste foi lançada no ano de 2017. O município de Agrestina, através do secretário municipal de Turismo, Josenildo Santos, é o interlocutor do projeto. Atualmente, somam-se ao projeto os municípios de Agrestina, Altinho, Cupira, Panelas e São Joaquim do Monte. O Brasil possui inúmeras regiões turísticas reconhecidas legalmente pelo Ministério do Turismo, este é um mecanismo indispensável para ter acesso aos recursos necessários para estruturação das cidades e fomento do turismo local.

Neste último dia 25, Agrestina e mais cinco municípios integrantes da região, entre eles Altinho, Cupira, São Joaquim do Monte, Lagoa dos Gatos e Panelas, se reuniram na sede da Prefeitura de Agrestina para alinhar ações de fortalecimento a serem realizadas nos municípios.

Na pauta do encontro, os municípios, representados por seus secretários municipais de Turismo, receberam orientações sobre a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro, uma importante ferramenta e exigência do Ministério do Turismo (Mtur) para as regiões turísticas, que é atualizado a cada dois anos. Também foi realizada uma avaliação sobre a participação dos municípios no projeto “Conexões Municípios: Famtour Virtual”, e sobre a audiência da Encantos do Agreste com o Ministro de Estado do Turismo e com os presidentes da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e Confederação Nacional de Municípios (CNM), realizada recentemente em Brasília (DF), além de outros informes.

Durante o encontro também foi apresentada a nova marca do Projeto, que está de cara nova para uma nova fase de trabalho, e discutido mais um projeto de promoção do turismo que deverá ganhar vida em breve, o FunPress, um projeto de divulgação das belezas dos municípios através de jornalistas, veículos de imprensa, e influenciadores, que contarão com um roteiro especial desenvolvido pela Encantos do Agreste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário