quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

Primeira reunião da Região Turística Encantos do Agreste, após eleições, é realizada em Agrestina

A Região Turística Encantos do Agreste, composta pelos municípios de Agrestina, Altinho, Cupira, São Joaquim do Monte e Panelas, realizou na manhã de ontem, dia 3, sua primeira reunião após as eleições municipais. O encontro, que foi realizado na sede da Prefeitura de Agrestina, seu deu com o intuito de atualização, visto que alguns municípios mudaram de gestores.

A Encantos do Agreste é um território formado pelos municípios da região Agreste que possuem características similares e que se uniram para trabalhar de forma integrada, aumentando assim a possibilidade de atrair mais pessoas à região. É um projeto de valorização e promoção das belezas da região, reconhecido de forma legal pelo Ministério do Turismo. Participar de uma região turística é essencial para ter acesso aos recursos necessários para o fomento do turismo local.

Participaram da reunião os municípios que já fazem parte, e ainda o município de Lagoa dos Gatos, que esboçou desejo em voltar a fazer parte do projeto. O objetivo da reunião foi retomar os trabalhos que estavam parados por causa da pandemia e apresentar aos novos gestores eleitos o que é o projeto, sua importância e como aderir. 

A reunião foi encabeçada pelo interlocutor da Encantos do Agreste e também secretário de Turismo de Agrestina, Josenildo Santos. Na ocasião, além da região turística, os gestores puderam conhecer outros projetos e instrumentos de interesse coletivo, como a Rota 104, um roteiro formado pelos municípios que margeiam a BR 104 e também a Astur Pernambuco, que é a Associação dos Secretários de Turismo do Estado. 

Fazer parte de uma região turística é uma exigência necessária para estar no Mapa do Turismo Brasileiro, uma importante ferramenta do Programa de Regionalização do Turismo (Ministério do Turismo). A cada dois anos o mapa é atualizado, e por isso as regiões também precisam estar atualizadas. Durante o encontro todas as dúvidas sobre o processo de atualização foram tiradas, iniciando assim os próximos passos dessa nova fase para o turismo da Região Agreste. 

Fotos: Adriano Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário