sexta-feira, 31 de julho de 2020

PSB Agrestina abre as portas para a inclusão e o respeito com criação de Núcleo LGBTQIA+

Uma sociedade mais justa e humana só se constrói ouvindo as demandas da população, especialmente dos grupos mais vulneráveis, e construindo políticas públicas sólidas que contemplem o direitos de todos. O Partido Socialista Brasileiro de Agrestina (PSB), que já deu o pontapé inicial na criação dos movimentos da Mulher e da Juventude, agora sai à frente com a criação do Núcleo LGBTQIA+. O primeiro encontro aconteceu no último dia 27, na sede do partido. 

Políticas públicas são respostas a determinados problemas sociais, elas se constroem a partir das demandas da sociedade e desempenham um importante papel na superação de opressões e na construção de uma sociedade mais saudável. Os direitos são um caminho para garantir a cidadania de pessoas LGBTs. O PSB Agrestina pretende propiciar espaços democráticos de discussão e escuta e contemplar essas demandas sociais em sua “Agenda 40”.

No encontro, os participantes foram acolhidos pela presidente do partido no município, Graça Mendes, e pelo pré-candidato da chapa, Josué Mendes. Todos respeitaram as regras de segurança contra o coronavírus. 

O assistente social, Hermogénes Jeferson, definiu como inovadora a iniciativa de um candidato a prefeito parar para ouvir os anseios das minorias e considera isso um começo para efetivar os direitos de uma classe que passa despercebida pelas políticas públicas. “Não é apenas política partidária, isso vai além, é o pontapé inicial para fomentar discussões, lutas, conquistas e garantia de direitos”, disse. 

A educadora, empresária e artista, Daniela Félix, explica que o Núcleo LGBTQIA+ não é um espaço para levantar bandeiras e rotular as pessoas e sim para a construção de direitos. Ela considera o tema de extrema importância para toda a sociedade e afirma que o primeiro passo para a desconstrução desse tabu é a informação, e defende que é preciso entregar ferramentas para que os LGBTs possam se destacar como pessoas, como seres humanos e como cidadãos respeitáveis dentro da sociedade. “Muitos não conseguem desenvolver alguma atividade na sociedade por causa da discriminação, que possamos ajudá-los contra essa exclusão”, desabafou. 

Todas as ideias foram discutidas levando em consideração a realidade local. Propostas inovadoras foram debatidas e construídas. 

O Núcleo LGBTQIA+ do PSB Agrestina é um grupo sério e construtivo e se encontra de portas abertas para pessoas que querem contribuir para a sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário