terça-feira, 11 de junho de 2019

Belém de Maria-PE: São João é marcado pela alegria, pelos costumes e pela rica tradição popular.

No último domingo (09), aconteceu em Belém de Maria uma linda festa (II Encontro de Bacamarteiros), onde vários grupos de diversas cidades estiveram abrilhantando nossa festa. Estiveram presentes os secretários de Cultura GENILSON GONÇALVES, secretário de Educação NATANAEL JOSÉ, Chefe de Gabinete MARCOS GODOY, presidente da câmara de vereadores ALEXANDRE NETO e representantes das cidades de: Caruaru, Bonito, Lagoa dos Gatos, Amaragi, Chã Grande, Cupira, Tamandaré, Machado, Ibirajuba, Palmares, Belém de Maria, Gravatá, Cabo de Santo Agostinho, São Joaquim do Monte e do Sítio Bananeirinha. 

Em quase todas as cidades, a força dos festejos juninos envolve toda a sociedade para brincar, agradecer e comemorar. A cultura é uma arma de resistência perante alguns “modelos pós-modernos” que insistem em acabar com o nosso movimento. 

Nesse compasso do tempo, muitos são os grupos que se reinventam para não “morrer”. É o caso dos bacamarteiros. Desde o fim do século XIX, essas pessoas se apresentam durante as festas juninas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário