segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Com prisão de Lula Cabral, vice assume Prefeitura do Cabo

O vice-prefeito do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife (RMR), Clayton da Silva Marques, mais conhecido como Keko do Armazém, assumiu, nesta segunda-feira (22), o comando interino da prefeitura da cidade. A medida acontece dois dias depois que o prefeito, Lula Cabral (PSB), foi como parte da Operação Abismo, deflagrada pela Polícia Federal (PF) para desarticular um esquema de fraudes no Instituto de Previdência dos servidores do Cabo.
Em nota, a prefeitura diz que o vice reuniu todo o secretariado hoje “com objetivo de seguir com o planejamento da gestão municipal” e informa que “todos os serviços públicos serão prestados dentro da normalidade”. O município  também salienta que “apoia e está à disposição do Judiciário para todos e quaisquer esclarecimentos”.
Preso na última sexta (19), como noticiou o LeiaJá em primeira mão, Lula Cabral está no Centro de Observação e Triagem Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima. De acordo com informações repassadas pela PF, o prefeito seria o mandante da alteração da carteira de investimentos do instituto para fundos compostos por ativos “podres”, o que põe em risco o pagamento futuro de aposentadorias. Detalhes da investigação não foram divulgados por correr em sigilo.
Em Pernambuco, a mesma operação cumpriu 18 mandados de busca e apreensão e mais quatro mandados de prisão. Além disso, também foram efetuadas diligências em outros estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Paraíba, Goiás, Santa Catarina e no Distrito Federal. Os crimes imputados aos suspeitos são lavagem de dinheiro, associação criminosa, crimes financeiros, corrupção ativa e passiva, cujas penas ultrapassam os 30 anos de reclusão.
Defesa
Em nota encaminhada à imprensa no sábado (21), a Prefeitura do Cabo disse que Cabral prestou esclarecimentos à Polícia, está à disposição no sentido de colaborar com as investigações e “provará sua inocência e não medirá esforços para que os verdadeiros culpados sejam punidos disponibilizando aos órgãos de controle todas as informações necessárias para apuração dos fatos”.
“É importante salientar que o Instituto de Previdência do Cabo (CaboPrev) é uma Autarquia Municipal, dessa forma, como todas as outras, possui autonomia administrativa. Por essa razão, é gerida por um Conselho Gestor, sem qualquer interferência do Prefeito, que apenas nomeia seu Presidente”, diz o comunicado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário