sábado, 21 de outubro de 2017

O clã dos Magalhães: uma força silenciosa em Pernambuco

Muitos podem não estar lembrados, mas há uma família que costuma ser discreta quando trata-se de exposição na mídia, mas que exerce um peso forte na política pernambucana, principalmente, quando se trata de falar da sua tradição no interior de Pernambuco: o clã dos Magalhães. O grupo de políticos é formado pelo prefeito reeleito de Xexéu, Eudo Magalhães (PSB); o ex-prefeito e ex-deputado estadual Enoelino Magalhães, o deputado estadual Clodoaldo Magalhães (PSB) e o irmão Eudo Magalhães Junior, que vem tentando aproveitar a leva para também ingressar na política, mas até agora sem sucesso. 

Para se ter uma ideia em números, Eudo Magalhães conseguiu um recorde, além do ex-prefeito Ybes Ribeiro, foi o único que governou três cidades pernambucanas sendo as outras duas Água Preta e Joaquim Nabuco. Não se sabe ao certo como é a atuação dele no município que faz divisa com o Estado de Alagoas. Na página do facebook da Prefeitura de Xexéu, que não é atualizado desde 2013, constam algumas ações referentes ao primeiro mandato como entrega de carteiras escolas para a rede municipal de ensino, uma ação social realizada no Dia Internacional da Mulher e um encontro de planejamento com diretores e professores com a participação do prefeito. 
O que se sabe também é que o prefeito está enfrentando dificuldades na gestão. Em maio passado, ele decretou estado de emergência considerando as fortes chuvas que se abateram sob o município, “que acarretaram em inúmeros prejuízos humanos e materiais”, diz uma parte do documento. 
Nem mesmo o fato do prefeito ter constado na lista de mais de mil gestores públicos que tiveram contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) não o impediu de sair vitorioso, novamente, na eleição de 2016. Ter as contas rejeitadas, de acordo com o órgão, não faz com que o candidato fique inelegível, mas pode ser um potencial para tal.  Na época, Eudo chegou a dizer que houve um “equívoco”.  
Por sua vez, o filho Clodoaldo Magalhães (PSB) percorreu um árduo caminho até se formar em medicina. No entanto, ele entrou na política. Também com um perfil discreto, ele tem conseguido se estabelecer na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) já estando em seu terceiro mandato consecutivo, ou seja, já são 12 anos, e deve tentar mais uma vez a vaga na eleição de 2018.  Ao mesmo tempo, há uma especulação que movimenta a região da Mata Sul de Pernambuco para estimular uma possível candidatura do médico à Câmara Federal. 
O pessebista, que é natural de Palmares, preside pelo terceiro biênio seguido, a Comissão de Finanças, Orçamento e Tributação e é membro das Comissões de Educação e Saúde. O parlamentar já foi secretário de Governo de Joaquim Nabuco e de Saúde, em Sirinhaém. 

Contato com a base no interior

Segundo Clodoaldo, o seu mandato tem um foco nas comunidades. Em entrevista recente concedida, ele chegou a dizer que tem o “hábito” de visitar municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR), da Mata Sul e do Agreste para acompanhar de perto os problemas que as pessoas enfrentam.
Para ele é uma forma de retribuir ao povo a confiança que lhe foi dada. Também está de olho na área da segurança e da saúde. “Eu tenho muito contato com a base que me atribuiu um voto de confiança e participo muito de eventos sociais das comunidades”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário