segunda-feira, 4 de abril de 2016

O incômodo silêncio na Segurança Pública do Agreste “Agreste Apavorado”


Diante de um cenário de crise por conta de índices de violência no Agreste, a Secretaria da Segurança pouco se pronuncia. A postura dá margem a desconfianças e aumento da sensação de insegurança
Mês a mês, a barra estatística da criminalidade no Agreste aumenta. Mais assaltos, mais roubos, mais gente morta. O Estado vive uma violência sem precedentes. E amarga um silêncio das autoridades responsáveis pela segurança considerado intrigante por entidades representativas de policiais civis e militares, estudiosos, Ministério Público, imprensa e sociedade civil.
Há quem avalie essa postura como estratégica. “E, ao mesmo tempo, uma falha gritante. Compreendo como uma decisão para tentar não manchar a imagem do Governador que pegou o Estado quebrado e não pode falar do seu antecessor. O silêncio mostra que há algo errado. A questão é que o Governo não admite ter errado no modelo escolhido e fica procurando causas que justifiquem a criminalidade”.
Um sinal de retrocesso para esse governo blindado pela imprensa. “Na área da segurança, esse governo mudou radicalmente para pior. O governo está blindado e com um projeto que não dialoga. Todas as atribuições estão nas mãos de um secretário e um comandante de Polícia dessintonizados com uma política cidadã adequada à perspectiva democrática assumida em estados campeões de criminalidade e que, pela mudança de eixo, reduziram os índices. Aqui, vemos o alijamento da sociedade e a blindagem do governo. Temos um governo que não admite críticas e uma Polícia que não faz autocrítica. Estamos vendo a falência do sistema de segurança.”
Também há queixas quanto à divulgação dos indicadores criminais, obrigação prevista na Lei Federal nº 12.527 (a chamada Lei de Acesso à Informação). Até ontem, 6, por exemplo, tinham sido assaltados e quando a reportagem chega, não passam mais informações. O POVO liga para Rádio e denúncias várias vezes a recorrência dessa insegurança. “O silêncio é falta de respeito! Significa prepotência. Se calam para o problema sumir. Mas o problema não some. Ele só aumenta. É uma estratégia burra. Esse silêncio me deixa é mais insegura. A gente tem o direito de ir e vir; e eles o dever de patrocinar uma segurança eficiente. O Governo tem que tomar a responsabilidade para si. Mas há quase uma omissão conivente com a violência. Virar a cara para o caos é absurdo”, critica um morador que chegou e a delegacia estava fechada para presta uma queixa “Agreste Apavorado”, meu ponto de vista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário