quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Vereadores terão que se virar sem o guia eleitoral


Uma das principais mudanças na eleição desse ano diz respeito guia eleitoral no rádio. O Tempo foi reduzido e não terá mais o espaço destinado aos candidatos a vereador nos programas veiculados diariamente nos veículos de comunicação. Além dos blocos, os partidos terão direito a 70 minutos diários em inserções, que serão distribuídos entre os candidatos a prefeito (60%) e vereadores (40%).
Os políticos terão um espaço curto de 20 a 30 segundos para dar o recado e a briga por espaço nos canais de rádio e TV vai tirar o sono dos coordenadores de campanha, que irão ter que explicar os critérios adotados, para colocar um candidato no ar, em detrimento do outro. Se a tática do guia eleitoral se repetir, os candidatos que concorrem a reeleição terão uma vantagem maior nesse critério.
Com esse enxugamento da máquina, quem larga na frente é o candidato mais conhecido, que não vai depender dos canais para apresentar as propostas e ideias aos eleitores. No entanto, cada segundo será precioso, principalmente para apresentar propostas e prestar contas a população.
A internet pode ser um canal alternativo para ocupar o espaço perdido no rádio e na TV. Temos dois exemplos de políticos no Estado que usaram be, as redes sociais e conseguiram êxito em eleições para deputado. No Recife, Priscila Krause (DEM) se recusou a subir no palanque de Geraldo Júlio (PSB). Ela usou as redes sociais e conseguiu ser eleita com uma boa margem de votos para a Assembleia.
Situação similar ocorreu na eleição de 2014 com Daniel Coelho. Por ter divergências com o PSB ele não aceitou pedir votos para Paulo Câmara e teve nas redes sociais o diferencial da campanha, sendo eleito deputado federal. Curiosamente, ambos os deputados citados podem disputar a eleição para prefeito do Recife.

São dois exemplos que podem ser usados pelos vereadores na eleição desse ano em Cupira. No entanto, muita gente observa vantagem com o fim do guia para vereador, já que alguns candidatos faziam papel ridículo. A conferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário