Uma das principais
mudanças na eleição desse ano diz respeito guia eleitoral no rádio. O
Tempo foi reduzido e não terá mais o espaço destinado aos candidatos a vereador
nos programas veiculados diariamente nos veículos de comunicação. Além dos
blocos, os partidos terão direito a 70 minutos diários em inserções, que serão
distribuídos entre os candidatos a prefeito (60%) e vereadores (40%).
Os políticos terão um
espaço curto de 20 a 30 segundos para dar o recado e a briga por espaço nos
canais de rádio e TV vai tirar o sono dos coordenadores de campanha, que irão
ter que explicar os critérios adotados, para colocar um candidato no ar, em
detrimento do outro. Se a tática do guia eleitoral se repetir, os candidatos
que concorrem a reeleição terão uma vantagem maior nesse critério.
Com esse enxugamento da
máquina, quem larga na frente é o candidato mais conhecido, que não vai
depender dos canais para apresentar as propostas e ideias aos eleitores. No
entanto, cada segundo será precioso, principalmente para apresentar propostas e
prestar contas a população.
A internet pode ser um
canal alternativo para ocupar o espaço perdido no rádio e na TV. Temos dois
exemplos de políticos no Estado que usaram be, as redes sociais e conseguiram
êxito em eleições para deputado. No Recife, Priscila Krause (DEM) se recusou a
subir no palanque de Geraldo Júlio (PSB). Ela usou as redes sociais e conseguiu
ser eleita com uma boa margem de votos para a Assembleia.
Situação similar ocorreu
na eleição de 2014 com Daniel Coelho. Por ter divergências com o PSB ele não
aceitou pedir votos para Paulo Câmara e teve nas redes sociais o diferencial da
campanha, sendo eleito deputado federal. Curiosamente, ambos os deputados
citados podem disputar a eleição para prefeito do Recife.
São dois exemplos que
podem ser usados pelos vereadores na eleição desse ano em Cupira. No entanto,
muita gente observa vantagem com o fim do guia para vereador, já que alguns
candidatos faziam papel ridículo. A conferir.
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