segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

MP quer fim de nepotismo em câmara e prefeitura de Maraial e Jaqueira, PE

Os municípios de Maraial e Jaqueira, na Mata Sul de Pernambuco, terão que exonerar todos os funcionários comissionados que tenham grau de parentesco com os representantes dos poderes Legislativo e Executivo. O Ministério Público do Estado recomendou o afastamento no prazo máximo de 90 dias dos casos suspeitos de nepotismo. O MPPE informou que os prefeitos e presidentes das câmaras deverão se abster de realizar novas contratações de comissionados nessas condições.
A imprensa entrou em contato por telefone com as prefeituras e câmaras municipais dos dois municípios, mas até a publicação desta matéria não obteve êxito.
De acordo com a assessoria do Ministério, devem ser exonerados os cônjuges, companheiros ou parentes sanguíneos de até terceiro grau dos seguintes cargos: prefeito, vice-prefeito, secretários municipais, vereadores e demais agentes públicos investidos nas atribuições de chefia, direção e assessoramento.

O promotor Emanuel Pacheco Cavalcanti recomendou que as exceções para as exonerações são aquelas cujo nível de escolaridade seja compatível com a qualificação do cargo. Por meio da assessoria, ele informou que apesar disso, está "vedada em qualquer dos casos a subordinação hierárquica com o parente".

O MPPE recomendou ainda que nenhum dos dois poderes poderá - com dispensa de licitação - contratar pessoa jurídica cujos sócios sejam enquadrados na limitação. De acordo com o Ministério, os gestores municipais devem rescindir todos os contratos por tempo determinado das pessoas classificadas dentro da restrição legal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário