quinta-feira, 25 de abril de 2024

Prefeitura de Agrestina vai inaugurar a primeira clínica veterinária pública municipal do Agreste


A preparação para a inauguração da Clínica Veterinária Severina Rangel, que está marcada para o dia 07 de maio, teve início com uma reunião entre representante da Secretaria de Saúde de Agrestina e os protetores dos animais do município, em parceria com o Instituto Quatro Patas, para tratar de assuntos de interesse dos cuidados e da proteção dos animais em Agrestina.

Para uma política eficiente de cuidados e controle dos animais, a participação ativa de protetores e cuidadores desses animais é imprescindível. Assim, ficou ajustado durante a reunião que o cadastro dos protetores de animais, para castração de animais comunitários, vai acontecer no dia da inauguração da clínica, e que os protetores e ONGs que se cadastrarem precisam informar dados como quantidade de animais tutelados e que serão castrados, raça (canina ou felina), sexo e porte do animal. Além disso, para as pessoas em situação de vulnerabilidade social, também será solicitado o Número de Identificação Social (NIS) para comprovação de renda.

A castração é uma importante política pública de saúde e bem-estar animal, pois através dela é possível fazer o controle populacional de cães e gatos, reduzindo o abandono, a transmissão de doenças, e situações de maus-tratos e os atropelamentos, por exemplo.

A implantação da Clínica Veterinária Severina Rangel tem como objetivo a promoção dos direitos, do bem-estar e da melhoria da qualidade de vida dos animais, além incentivar a formação de uma sociedade mais responsável em relação aos cuidados e proteção, bem como garantir acesso aos serviços veterinários essenciais, com foco na castração, nas ações de educação em saúde, na vacinação (disponibilizada pelo SUS) e no tratamento de doenças.

As primeiras castrações já estão com data marcada e serão realizadas nos dias 11, 12, 18, e 19 de maio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário