terça-feira, 4 de janeiro de 2022

Legislativo aprova orçamento impositivo de Bonito

A Câmara Municipal do Bonito aprovou por unanimidade nesta semana o Projeto de Emenda 02/2021, que acrescenta o Art. 131- A à Lei Orgânica do Município. O artigo institui o orçamento impositivo, que tem como objetivo destinar recursos da Lei Orçamentária Anual para emendas individuais do Legislativo Municipal.

Na prática, o orçamento impositivo prevê a destinação de 1,2% da receita corrente líquida do município para que os vereadores possam escolher as obras que devem ser executadas pela Prefeitura. A emenda determina ainda que metade deste percentual deve ser destinado exclusivamente para ações na saúde, e o restante para outros setores dentro do que for contemplado no Plano Plurianual.

O Projeto de Emenda foi proposto pelo vereador Didi do Paed: “A maior beneficiada com a aprovação da emenda impositiva será a população bonitense uma vez que o vereador é o político mais próximo da sociedade e está mais por dentro dos anseios do povo e, a partir desse feito, terá uma maior participação na gestão do município, estreitando a parceria existente entre o Legislativo e o Executivo municipal. Outro fator positivo foi o consenso entre os 13 parlamentares que aprovaram o projeto por unanimidade”, detalhou Didi.

O presidente da Câmara, Paulinho de Devá, exaltou a importância da aprovação da emenda: "O Parlamento de Bonito avança. A aprovação da emenda impositiva é um marco do Legislativo Municipal que poderá contribuir de forma mais direta junto do Poder Executivo, atendendo ainda mais os reais anseios da população”, observou.

O Projeto de emenda já foi promulgado pela Mesa Diretora da Câmara Municipal.

Foto: Rafael Lamour
Por Renata Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário