sábado, 3 de julho de 2021

Trabalho sobre a Mazuca de Agrestina é finalista do maior prêmio estudantil de comunicação do Nordeste

O curso de Jornalismo do Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) estará presente na final de nove categorias da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação/Regional Nordeste 2021 (Expocom Nordeste). Trata-se da maior premiação para produtos de comunicação desenvolvidos por estudantes de Instituições de Ensino Superior (IES) dos nove estados da região.
E o trabalho que concorrerá na final da categoria ‘Produção em Fotojornalismo’, intitulado ‘Homenagem a Valdir e à Mazuca de Agrestina’, é um dos destaques. As imagens, produzidas no início de 2020, buscam registrar detalhes da dança que é um dos símbolos da cidade. Na ocasião, o grupo foi conduzido por Valdir Manoel da Silva (em memória). Sua produção junto ao grupo é registrada no conjunto de fotos.
“As imagens buscam mostrar detalhes das vestimentas, dos passos, da troca de olhares, essencial para que a dança aconteça. E, claro, do diálogo entre os integrantes do grupo. Elas foram produzidas sob a orientação de valorizar estes detalhes, que fazem toda a diferença para que possamos representar o que é a Mazuca. Estamos muito felizes pelo reconhecimento da produção”, destaca o professor Diogenes Barbosa, que orientou os estudantes durante a produção das imagens.
“No processo de formação de jornalistas, aqui na Asces-Unita, consideramos muito importante fazê-los conhecer mais a fundo o contexto histórico, social, econômico, político e, claro, artístico-cultural regional. E a Mazuca integra este cenário. É importante de ser conhecida e, claro, reconhecida (inclusive pelas novas gerações). E a presença em premiações como esta contribuem para que isso aconteça”, complementa Diogenes, ao destacar a importância das imagens estarem na final do Prêmio.


O PRÊMIO EXPOCOM - Organizado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), o Prêmio Expocom Nordeste reúne produtos desenvolvidos por estudantes de cursos de Jornalismo de toda a região, sejam elas públicas ou particulares. Costuma acontecer presencialmente, mas, por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus, será virtual.
A cerimônia de premiação acontecerá no dia 05/08, com transmissão pelas plataformas da Intercom.

Foto: Dayane Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário