terça-feira, 22 de junho de 2021

Juiz eleitoral cassa mandato de vereadores do Agreste

A justiça eleitoral, na última sexta-feira (21), cassou a chapa completa do Partido Liberal (PL) do município de Brejo da Madre de Deus. A cassação abala os mandatos dos três vereadores eleitos em 2020. Robertinho Asfora, Jobson Barros e Marcelo de Dondon. A sentença é em 1º instância e cabe recurso.

O juiz eleitoral, Altino Conceição da Silva, atendeu uma ação de impugnação de mandato eletivo (AIME) proposto pelo Ministério Público Eleitoral (MPE). Segundo o promotor de justiça, Antônio Rolemberg, o partido Liberal no munícipio apresentou “candidatura fictícias”, como forma de cobrir as cotas destinada para mulheres dentro da sigla, representando 30% das vagas.

Zeny Maria da Silva e Adeilza Maria, candidatas ao cargo de vereadoras na última eleição, foram apresentadas para preenchimento de vagas destinadas a mulheres, possibilitando a participação da chapa no processo eleitoral. MPE apontou que uma das mulheres estava filiada ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e a outra filiada ao Partido Verde (PV), além de ter domicilio eleitoral em outro município.

Por fim, a sentença determina que os mandatos do Partido Liberal (PL) sejam casados e os votos atribuídos a todos os candidatos impugnados devem ser considerados nulos para todos os efeitos, fazendo-se necessária a retotalização dos quocientes eleitoral e partidário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário