quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Presidente do Conseg-PE inclui municípios consorciados no projeto “Cidade Pacífica” do Ministério Público

O Prefeito de Cupira e Presidente do Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública e Defesa Social de Pernambuco - CONSEG/PE, José Maria Leite de Macedo, participou de reunião com o Ministério Público de Pernambuco – MP/PE, na última segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021. Na pauta, inclusão dos demais municípios consorciados do CONSEG no projeto “Cidade Pacífica” do MP. Cupira é membro do plano de segurança desde agosto de 2018.

O projeto “Cidade Pacífica” do Ministério Público de Pernambuco é incluído como meta do planejamento estratégico, visando a propagação de planejamentos de segurança pública pelos municípios. A iniciativa vista também fomentar as ações dos gestores municipais no planejamento da prevenção de ocorrência da criminalidade especialmente quanto àquelas infrações conceituadas como crimes de proximidade, junto às instituições governamentais e não governamentais.

As cidades que integram o Conseg/PE estarão comprometidas em apresentar medidas distribuídas em eixos temáticos: Guarda municipal pacificadora; Segurança nos estabelecimentos comerciais/bancários; Esporte pacificador/Cultura/Lazer; Mesa municipal de segurança; Proteção integrada pacificando escolas; Empresas solidárias; Transporte pacificador; Iluminação pacificadora; Pacificando Bares e similares (operação Bar Seguro); e Juntos pela segurança na saúde / Covid-19.

Pela primeira vez um grupo de cidades consorciadas poderão adotar ações conjuntas, criando mais uma força para o enfrentamento à violência urbana e rural. Isso irá facilitar o compartilhamento das medidas, estimulando uma participação mais efetiva dos municípios na resolução dos problemas que lhes são comuns.

O Conseg/PE, hoje, é integrado pelas cidades de Agrestina, Altinho, Jurema, Lajedo e Toritama, no Agreste; Catende, Cupira, Maraial e Palmares, na Zona da Mata; além de Betânia, no Sertão, e Moreno, na Região Metropolitana do Recife. E mais de 20 cidades estão em processo de adesão ao consórcio de segurança do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário