sexta-feira, 16 de outubro de 2020

Alvinho abre frente de 22 pontos em Quipapá


A primeira pesquisa do Instituto Opinião encomendada por este blog sobre a corrida eleitoral à Prefeitura de Quipapá, na Mata Sul pernambucana, evidencia uma grande vantagem de 22,9 pontos do candidato Alvinho Porto (DEM) sobre a adversária Lucemar (PP). O postulante democrata surge com 52,3% das intenções de voto, enquanto a prefeiturável pepista tem 29,4%. O número de indecisos chega a 15,4% e 2,9% são brancos e nulos.

A sondagem espontânea, na qual o entrevistado é forçado a lembrar o nome do candidato sem o auxílio da lista com todos os postulantes, mostra que Alvinho Porto foi citado por 44,3% dos eleitores, já Lucemar foi lembrada por 26%. Brancos e nulos somam 2,6% e 27,1% estão entre os que não sabem em quem votar.

O levantamento também trouxe a opinião dos eleitores sobre os dois prefeituráveis e a possibilidade de votar em um deles. Sobre Alvinho Porto, 44% responderam que com certeza votariam nele, enquanto 21,4% afirmaram que poderiam votar. Já 16,3% não votariam no postulante do DEM e 17,2% disseram que não o conhecem. Entre o eleitorado, apenas 1,1% não respondeu.

Quando a consulta é feita sobre Lucemar, 26,3% declararam que com certeza votariam nela e 17,7% responderam que poderiam votar na candidata do PP. Chama atenção o percentual elevado dos que afirmaram que não votariam nela: 48,6%. Já 3,4% disseram que não a conhecem e 4% não responderam.

A pesquisa foi a campo entre os dias 06 e 07 deste mês, sendo aplicados 350 questionários, com margem de erro de 5,2 pontos percentuais para mais ou para menos e intervalo de confiança de 95%. A modalidade de pesquisa adotada envolveu a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação.

De acordo com a metodologia, a amostra é representativa dos eleitores da área pesquisada (o município de Quipapá) e foi selecionada da seguinte forma: primeiro na aleatorização da amostra em quatro estágios (bairro/localização, rua, domicílio e entrevistado) e depois em um controle das variáveis (sexo e faixa etária), ponderado de acordo com os dados obtidos junto ao TSE e TRE-PE. O número de registro da pesquisa na Justiça Eleitoral é PE-01667/2020

Estratificando o levantamento, as maiores taxas de intenção de voto de Alvinho Porto estão entre os eleitores na faixa etária dos 25 aos 34 anos (63%), entre os eleitores com grau de instrução fundamental II (55,2%) e entre os eleitores com renda familiar de até dois salários (54,0%). Por sexo, tem a preferência de 57,5% das mulheres e de 46,7% dos homens.

Já Lucemar tem seus maiores índices de voto entre os eleitores jovens (45,2%), entre os eleitores com grau de instrução superior (43,5 %) e entre os eleitores com renda familiar acima de dois salários (33,3 %). Por sexo, 35,5% são homens e 23,8 % mulheres.

AVALIAÇÃO DE GESTÃO

O Instituto Opinião, que é de Campina Grande (PB), sondou ainda os entrevistados sobre o grau de satisfação com os três níveis de poder – federal, estadual e municipal. A gestão do prefeito Cristiano Martins tem 66,6% de reprovação, um recorde. Já 25,4% aprovam sua gestão e 8% não responderam.

O Governo Paulo Câmara tem a aprovação de 52,9% dos entrevistados e desaprovação de 26,9%. O presidente Jair Bolsonaro, por sua vez, tem aprovação de 44,9% e é reprovado por 42,3% dos eleitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário