terça-feira, 8 de setembro de 2020

Estudo será realizado com o objetivo de mapear quantos alunos de Agrestina já tiveram contato com o vírus


Nesta terça-feira, dia 8, o município de Agrestina, iniciou uma ação de saúde pioneira no Estado, um inquérito sorológico para covid-19 com alunos da Rede Municipal de Ensino. O mapeamento servirá para identificar quantos alunos já tiveram contato com o vírus. A ação, da Secretaria de Saúde com apoio logístico da Secretaria de Educação, será desenvolvida com recurso próprio do município. 

O inquérito sorológico será feito por meio de amostragem, técnica que utiliza a seleção de amostras adequadas para a análise de um todo, e o exame será o teste tipo “rápido”. De acordo com a Secretaria de Saúde a ideia é testar estudantes da faixa etária de 10 a 14 anos, do 5° ao 9° anos, e das três escolas com os maiores alunados do município, que será equivalente a 50% da Rede Municipal. A seleção das turmas a serem testadas ficará por conta da Secretaria de Educação. 

A Secretaria de Saúde, que se inspirou em ação semelhante realizada no Estado de São Paulo, explica que o objetivo do estudo é dar um diagnóstico do percentual de estudantes que já se contaminaram com o vírus, em especial de forma assintomática, e com isso dar mais segurança ao novo normal. _“Temos que seguir o plano de convivência do Estado, por isso vamos nos adiantar para saber como agir no momento de retomada, deixando todos seguros”_, disse a secretária da pasta, Evanice Guenes.
Fonte: Jonata Daniel

Nenhum comentário:

Postar um comentário