O ex-prefeito de São Joaquim do Monte, José Lino da Silva Irmão, o Zé Birro, foi condenado por improbidade administrativa pela Justiça Federal. Ele é acusado de desviar recursos do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). A condenação se baseou em uma ação civil pública do Ministério Público Federal de Pernambuco (MPF-PE).
De acordo com a ação, Zé Birro realizou durante o exercício financeiro 2012, atuou diretamente na aplicação irregular de verbas públicas federais do programa FUNDEB e das contribuições do salário-educação, destinando recursos indevidamente ao pagamento de prestações de serviços de apresentações artísticas e locações de som em eventos sem relação direta e específica com o ensino básico.
Segundo o MPF, os pagamentos eram feitos com recursos do Fundeb, que deixaram de ser aplicados corretamente em São Joaquim do Monte durante o ano de 2012. O caso começou a ser investigado após denúncias dos próprios servidores do município.
Na sentença federal, a Justiça condena o ex-gestor à inscrição no Cadastro Nacional de Condenações Cíveis por improbidade administrativa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário