sexta-feira, 8 de maio de 2020

UVB REÚNE 15 ESTADOS PARA DEBATER PROCESSO ELEITORAL

A União dos Vereadores do Brasil (UVB) marcou posição para discutir eleições. Reuniu em LIVE aberta para todo o país, representantes de 15 estados para ouvir os presidentes no mandato e os licenciados, sobre o processo eleitoral.

O município é o terreno onde se assenta o Edifício da Cidadania e onde estão os políticos mais próximos das pessoas, mas suas vidas eleitorais são discutidas no “terceiro andar da Federação”.

Sob a liderança do presidente da Gilson Conzatti (Rio Grande do Sul) e a presença do presidente do Forum de Presidentes Estaduais de Vereadores, Sebastião Misiara (SP), lideranças respeitadas dos estados , que representam a força da politica nacional lamentaram as discussões sobre adiamento das eleições, sem contudo ouvir os atores do processo que são os vereadores e os prefeitos.

A politica local e o fortalecimento das instituições democráticas, base do Estado Democrático de Direito, não podem ser atropelados – análise dos presidentes estaduais – por eleições no meio de uma pandemia , cuja ação ainda é desconhecida da Ciência de todo o mundo.

“Que campanha será feita? Como saberão as propostas dos candidatos? Como serão as convenções?, perguntou o presidente Gilson Conzatti, diante da incerteza do que vem acontecendo.

Associado à isso, todos os presidentes falaram que, antes de se pensar em eleições, cujos gastos ultrapassam a mais de 7 bilhões de reais, deve-se pensar na saúde do povo brasileiro, na recuperação da economia e no atendimento àqueles que estão abaixo e na linha da pobreza.

Documento será extraído da posição de cada Estado e entregue aos presidentes das duas Casas do Congresso Nacional , base da decisão de unificação das eleições, como já aconteceu no país nas décadas de 70 e 80 e ao presidente do Superior Tribunal Eleitoral.

Gilson entende que mais importante que eleições nesse momento é pensar em inclusão social, promover a qualidade de vida, alcançar metas de melhoria social, recuperar os danos.

“A importância da eleição para o Brasil é tamanha que não se pode pensar em realiza-la sem a mínima possibilidade de levar propostas ao cidadão”, afirmou o presidente da UVB.

Todos unanimemente defendem a recuperação do país e estimulam seus deputados federais a tratar a unificação das eleições para que as atenções se voltem à retomada do crescimento.

Participaram representantes dos estados de São Paulo, Bahia, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Alagoas, Pernambuco, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Sergipe, Ceará, Maranhão, Paraná e Santa Catarina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário