quinta-feira, 26 de março de 2020

Prefeitura de Agrestina decreta Estado de Calamidade e intensifica medidas de prevenção ao Covid-19

Agrestina, município do interior de Pernambuco, não possui nenhum caso confirmado de Coronavírus (Covid-19), mas está mantendo 37 pessoas em isolamento domiciliar e sob monitoramento da Secretaria Municipal de Saúde por terem apresentado quadro de “Síndrome gripal”, ou seja, estado de saúde semelhante à sintomatologia do vírus. 

O protocolo do Ministério da Saúde para notificação de prováveis suspeitos mudou. Agora, só serão testados casos que apresentam o sintoma mais grave do Coronavírus, a Síndrome Respiratória Aguda Grave. Apesar da mudança de direcionamento da testagem, qualquer pessoa com sintomas mais leves, que muito se assemelha a uma gripe, devem ficar em alerta. A preocupação do município consiste em acompanhar essas pessoas, sendo elas positivas ou não, para evitar a contaminação de outras pessoas. 

O secretário executivo de Saúde do município e médico intensivista, Geraldo Rocha, explica a utilização do termo “Síndrome gripal”. Segundo ele, o termo é usado para designar um conjunto de sintomas gripais que podem ser causados por várias famílias de vírus, inclusive pelo coronavírus. Explica ainda que, o coronavírus pode causar um quadro gripal mais leve e agravar, evoluindo para um quadro de insuficiência respiratória. “Pode ser uma síndrome gripal por vários vírus, inclusive pelo corona. A gente precisa que as pessoas fiquem isoladas pois na possibilidade de estar com Coronavírus podem transmitir para muita gente”, disse. 

Diante dessa preocupação, o Comitê Gestor de Crise, que vem desenvolvendo ações de combate ao coronavírus desde o dia 16 de março (Decreto n° 1.856), se reuniu mais uma vez, na manhã desta quarta-feira, dia 25, para intensificar as medidas temporárias de prevenção. O 4° encontro do comitê aconteceu na Academia da Saúde. 

Uma série de novas medidas de enfrentamento foram definidas. Entre as medidas estão: 
Suspensão, a partir de hoje, dia 25 de março, de estabelecimentos comerciais não essenciais, como determinado no artigo 2° do Decreto n° 49.634 de 20 de março, do Governo do Estado de Pernambuco (Exceções no Decreto Municipal). 

Suspensão, a partir de hoje, dia 25 de março, do funcionamento de todos os estabelecimentos de prestação de serviços localizados em Agrestina, como determinado no artigo 3° do Decreto n° 49.634 de 20 de março, do Governo do Estado de Pernambuco (Exceções no Decreto Municipal). 

Aprovação do “Estado de Calamidade Pública”, no âmbito municipal, em virtude da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus. 

Determinação de organização para filas de supermercados, lotéricas, farmácias, e instituições financeiras 

Campanha de conscientização em postos de combustíveis, padarias, lojas de conveniências, lojas de produtos de limpeza, depósitos de gás de cozinha, casas de ração, lavanderias, pousadas, hotéis e serviços de internet, com ação conjunta da Secretaria de Municipal de Saúde, Departamento de Comunicação, Guarda Municipal e Defesa Civil Municipal 

Definição de organização de espaços para realização do pagamento de servidores municipais, a fim de não haja aglomerações nas instituições financeiras 

Solicitação de esforços à Secretaria Municipal de Saúde para aquisição ou locação de ventiladores mecânicos para o hospital filantrópico Memorial Alzira Ribeiro 

Solicitação à Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo a realização da limpeza das praças do centro da cidade com água e cloro, duas vezes por semana 

Aprovação do “Programa Família em Casa, comida na Mesa”, proposto pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Juventude como medida de amparo às famílias baixa renda que dependem do serviço informal 

As medidas de prevenção, que estão em constante mudanças conforme a evolução da situação emergencial, poderão ser alteradas, adicionadas ou prorrogadas de acordo com a necessidade, até que se tenha um cenário seguro de saúde coletiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário