domingo, 22 de março de 2020

Bolsonaro diz que governadores querem 'criar clima de terror' e que não terá colapso na saúde

O presidente Jair Bolsonaro não acredita que haverá um colapso na área da saúde mesmo com o aumento de casos do coronavírus. Em entrevista à CNN Brasil, ele também afirma que está confiante de que o medicamento Reuquinol, que possui como princípio ativo a hidroxicloroquina, será eficiente para evitar um contágio mais rápido da doença no Brasil. 

Bolsonaro afirma que os Estados Unidos também começaram a analisar a eficácia do remédio e que também entrou em contato com o hospital Albert Einstein. Segundo ele, o hospital iniciou um protocolo de pesquisa para saber a eficácia do cloroquina contra a COVID-19. 

Além disso, o presidente disse que o laboratório Apsen, que produz o medicamento Reuquinol, se comprometeu a doar mais de 10 milhões de comprimidos. "Existe a possibilidade, sim, de que o Reuquinol seja eficaz para tratar os portadores da COVID-19", disse Bolsonaro. 

O presidente lembrou que a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) possui 4 milhões de comprimidos do medicamento. "Temos bastante para começar, mas é um medicamento barato. Não à toa, a Apsen está doando 10 milhões de unidades. Uma vez confirmada, vamos distribuir para todos os infectados", disse. 

É bom lembrar, no entanto, que a hidroxicloroquina está sendo, de fato, analisada para tratamentos, porém ainda não há evidência científica suficiente que comprove a eficácia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário