quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Agrestina se prepara para realizar tradicionais festas de santos padroeiros

Foi realizada na manhã desta terça-feira (24) uma reunião de planejamento para execução das tradicionais festas de santos padroeiros no município de Agrestina, que serão realizadas de outubro a dezembro de 2019 na cidade e comunidades rurais. A reunião aconteceu na sede da Secretaria de Cultura e Turismo de Agrestina.

Estiveram presentes na reunião, o vice-prefeito do município, Zito da Barra, o secretário de Governo, Josué Mendes, o secretário de Agricultura e Abastecimento, Saulo Batista, representantes das secretarias de Saúde e Infraestrutura e Urbanismo, os vereadores, Sonaldo Serafim e Severino Romão, representando as suas comunidades, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, todos os presidentes da comissão organizadora da festa e demais interessados na execução do evento.

O encontro teve como objetivo planejar, organizar e acertar detalhes acerca da estrutura e segurança do evento, contribuindo, dessa forma com o sucesso das celebrações nas respectivas vilas e comunidades.

De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Josenildo Santos, anfitrião do encontro, “já está quase tudo pronto para começar”, ainda na ocasião, sugeriu uma reunião com o setor responsável pelo planejamento do 4° Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Caruaru, com o objetivo de apresentar a programação das festividades (atrações, datas e horários), juntamente com o relatório da reunião e ofício de solicitação de policiamento.

O apoio da Prefeitura de Agrestina se dará por meio da contratação de atrações artísticas, estrutura e outros serviços como atuação da Guarda Civil Municipal, disponibilização de ambulância e técnicos de saúde, trabalho de limpeza nas estradas de acesso à zona rural e iluminação. A Secretaria de Cultura e Turismo orientou a comissão organizadora a entrar em contato com a Celpe para a regularização do serviço de energia elétrica, bem como recomendou a presença de guardadores de veículos nos estacionamentos.

As festas de santos padroeiros vão muito além do item religiosidade, são manifestações populares que remontam à história e origem de seu povo, devendo, portanto, ter sua tradição preservada. Os eventos são realizados pelas comissões das respectivas comunidades, com apoio da Prefeitura de Agrestina, através da Secretaria de Cultura e Turismo.

Confira o calendário festivo:

Festa de Nossa Senhora Aparecida no sítio Água Branca
Data: 9 a 12 de outubro

Festa de Santa Tereza na Vila de Santa Tereza
Data: 18 a 19 de outubro

Festa de Nossa Senhora das Graças no Loteamento Ipiranga
Data: 27 de novembro

Festa de São Francisco Xavier na Vila Cruz de Água Branca
Data: 30 de novembro

Festa de Nossa Senhora da Conceição na Vila Barra do Chata
Data: 4 a 7 de dezembro

Festa de Santa Luzia na Vila Barra do Jardim
Data: 13 e 14 de dezembro

Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - Seu Virgílio - (apenas a parte religiosa)
Data: 21 de novembro

Nenhum comentário:

Postar um comentário