quinta-feira, 5 de julho de 2018

Os “Orfãos Políticos” de Guilherme Uchôa

Eleito deputado estadual em 1994 pelo PMDB com 16.137 votos para o seu primeiro mandato, Guilherme Uchoa iniciava, há 24 anos, uma trajetória de seis mandatos de deputado estadual, tendo chegado ao ápice em 2010 quando conquistou seu quinto mandato com 99.953 votos, sendo o terceiro mais votado daquele pleito. Ao longo de 11 anos e seis meses de mandato na presidência da Alepe, consolidou-se como o mais longevo presidente daquele Poder.

Guilherme tinha a política como um verdadeiro sacerdócio, exerceu o poder com maestria, sendo truculento e amável, conforme necessitasse a ocasião. Vários ex-deputados neste período de quase doze anos foram abrigados por ele na estrutura da Casa. Sempre que um colega ficava sem mandato, lá estava Guilherme para dar-lhe a mão, atitude escassa no meio político, uma vez que a atividade geralmente descarta quem não tem mais mandato.

Com os prefeitos não era diferente: que atire a primeira pedra aquele ou aquela que, nos inevitáveis momentos de aperto (não importando a natureza do “aperto”), procurou abrigo sob o manto seguro do Presidente Guilherme Uchôa e não foi atendido! O velho “Caudilho” se orgulhava de nunca ter abandonado um amigo que o procurasse em busca de conselhos ou de um porto seguro!

Comenta-se nas rodas e meios políticos que “o amigo dos amigos” costumava dizer: “Os meus amigos eu os defendo dentro e fora da Lei”.

Guilherme Uchôa atendia a todos que o procurava sem fazer acepção em razão de posicionamento político. Dessa forma, todos se sentiam contemplados, passando a ter para com ele um débito de gratidão. Foi assim que o deputado que nunca pode realizar o sonho de ser prefeito da sua cidade de Igarassu, conseguiu expandir a sua inconteste influência política dentro e fora da Alepe!

Os prefeitos agrestinenses (principalmente), estão doravante, órfãos de um grande amigo e defensor dos interesses da região. Fica, porém, a pergunta que não cala: GUILHERME UCHÔA SE FOI... QUEM SE HABILITARÁ A OCUPAR ESSE IMENSO VAZIO DEIXADO POR ELE ??

Nenhum comentário:

Postar um comentário