quarta-feira, 23 de maio de 2018

São Joaquim do Monte-PE: Prefeito e vereadores cumprem agenda em Brasília

O prefeito de São Joaquim do Monte, Joãozinho Tenório, juntamente com os vereadores Vavá, Tonho da Aguá, Carlos Henrique, Marcos Mariano e Lenilson de Terra Preta, estão em Brasília cumprindo uma série de audiências nos Ministérios, com os Parlamentares e autoridades federais em busca de liberação de recursos para o município.
Joãozinho e os vereadores participaram também da abertura oficial da XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O evento aconteceu no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília (DF), e contou com a participação de cerca de sete mil municipalistas, do presidente da República, Michel Temer, além de ministros e parlamentares do Congresso Nacional.
Anfitrião do evento, o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, fez um retrospecto das principais conquistas alcançadas pelos Municípios por meio da Marcha. “Ela [a Marcha] congrega toda a força municipalista do Brasil. Somente no governo Temer, os Municípios receberam os recursos da Repatriação, bem como da multa aplicada nesse programa, estimada em R$ 5 bilhões”. Ziulkoski aproveitou a oportunidade para reclamar a Temer do subfinanciamento dos programas federais pagos pelos Municípios, que “ao ano alcança a ordem de R$ 61 bilhões”, frisou o presidente da CNM.
Para o prefeito de São Joaquim do Monte, que participa do evento acompanhado dos vereadores, a união dos municípios é importante na busca por soluções para os problemas enfrentados, especialmente em relação à situação financeira. “Esse é o momento para fazermos as cobranças necessárias. Com certeza, as reivindicações aqui expostas pelos prefeitos brasileiros serão levadas em consideração”, afirmou o prefeito.
A Marcha terá uma extensa pauta este ano, com destaque para as reformas trabalhista, previdenciária e tributária, além das reivindicações municipalistas que serão discutidas com representantes do governo federal e Congresso Nacional. Há itens da pauta que defendem o equilíbrio das contas das prefeituras, como o “encontro de contas” entre governo federal e municípios, a redução do custeio das máquinas públicas e os recursos financeiros condizentes com as competências estabelecidas pelo pacto federativo. No Congresso, destacam-se os projetos que tratam dos resíduos sólidos, da repatriação, da derrubada do veto à matéria do Imposto sobre Serviços (ISS), além da mudança no critério de reajuste do Piso Nacional do Magistério Público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário