quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Município da Mata Sul dá bom exemplo de incentivo à biometria

O presidente em exercício do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), desembargador Agenor Ferreira de Lima Filho, recebeu na manhã desta quarta-feira (17/01) o prefeito de Xexéu, Eudo Magalhães. Durante a visita, o gestor do município, que fica na Mata Sul de Pernambuco, informou as ações que vêm tomando para intensificar o recadastramento biométrico na cidade. Xexéu é um dos 29 municípios pernambucanos que, atualmente, estão em fase de recadastramento para que seus eleitores, já nas eleições deste ano, passem a votar utilizando as digitais para efeito de identificação.
"Fico muito feliz quando vejo um prefeito demonstrando interesse em estimular a biometria. Isso é fundamental para a democracia", disse dr. Agenor Ferreira. Xexéu tem 11.934 eleitores e, atualmente, 9.160 já compareceram aos postos da Justiça Eleitoral no município para fazer o recadastramento, um percentual de 75%. "Vamos elevar esta taxa para mais de 90%", prometeu Eudo Magalhães, garantindo que vai reforçar a campanha com os jovens e intensificar o transporte de eleitores para os locais de recadastramento, iniciativa amparada por lei,  pois a campanha eleitoral ainda não começou.
Além da Zona Rural, os bairros de Alice Gonçalves, Centro e Nova Xexéu, são os que apresentam menor taxa de recadastramento de eleitores no município.
A biometria é fundamental para reduzir os riscos de fraude nas eleições. O eleitor que não fizer o recadastramento dentro do prazo terá o título cancelado. Com isso, poderá perder benefícios sociais como o Bolsa Família, por exemplo. Também não conseguirá empréstimos em bancos oficiais, tirar passaporte, assumir cargos públicos nem se matricular em universidades públicas.
Participaram da reunião com o desembargador e o prefeito, o coodernador do programa de biometria em Pernambuco, o técnico do TRE-PE Eduardo Lucas; o procurador do município de Xexéu, Rodrigo Azevedo, e a chefe de gabinete do prefeito, Zonaide Lúcia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário