segunda-feira, 17 de julho de 2017

Panelas-PE: Projeto de Lei que reajusta Piso Salarial não inclui professores inativos

A Câmara Municipal de Panelas tem sido palco de duros embates envolvendo a categoria dos profissionais da Educação e os vereadores que dão sustentação ao governo da prefeita Joelma Duarte(PSB).

O Poder Executivo enviou à Câmara Municipal o PL Nº 04/2017, que reajusta em 10% o Piso Salarial dos professores, porém, não está explicitado que os profissionais inativos (aposentados), da educação, estariam incluídos no mesmo percentual de reajuste daqueles que estão em sala de aula. Os vereadores da situação alegam que a prefeita Joelma Duarte e o Secretário Sérginho (filho do ex-prefeito, Sérgio Miranda), garantiram que os inativos também receberiam o mesmo reajuste, no entanto, se negam peremptoriamente, a colocar essa garantia no texto do projeto de lei.

A ex-secretária de Educação, Maria Rosângela Chaves Gomes, ocupou a Tribuna da Câmara e protestou contra o que ela considera um absurdo e um desrespeito aos profissionais do ensino que dedicaram toda uma vida para formar cidadãos e, ao se aposentarem são tratados como “lixo”, peças “descaráveis”... “Após um mês como aposentada de repente me sinto um lixo” – afirmou, sob fortíssimo aplauso da categoria e populares presentes!!

O PL Nº 04/2017, na opinião dos vereadores da oposição, já chegou ao Poder Legislativo Municipal eivado de erros: Um projeto dessa importância continha tão somente, três parágrafos e, para a perplexidade dos presentes, fazia referência a 02 artigos que tratava da questão do Meio Ambiente! Em razão desses “desencontros”, o projeto foi devolvido e solicitado a sua adequada correção.

Na Reunião desta sexta-feira (14), o PL Nº 04/2017, foi reapresentado com as “correções” solicitadas. Para surpresa geral, o projeto voltou tal qual, fora devolvido, ou seja, não se alterou uma única linha e os 02 artigos que faziam referência ao Meio Ambiente foi substituído por outro que também, não tem a mínima relação com o reajuste salarial de que trata o referido projeto de lei.
O vereador Edson Rufino (PCdoB), sob aplausos elencou ponto a ponto, os erros no projeto, pediu Vista e vai apresentar uma Emenda. Enquanto isso, a categoria gritava: “É como no jogo do bicho, Vale o que está escrito!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário