quarta-feira, 21 de junho de 2017

Palmares-PE-Prefeitura acata recomendação do MPPE e cancela São João

A Prefeitura de Palmares, na Mata Sul, anunciou na tarde desta terça-feira (20) que não vai mais realizar o São João da Estação, quando haveria shows de cantores locais e bandas na Antiga Estação Ferroviária de Palmares onde tradicionalmente é realizada a festa. A decisão foi tomada poucas horas após o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou o não investimento de dinheiro público no evento.
Apesar de acatar a recomendação feita pelo promotor, o governo municipal fez uma coletiva de impressa para informar a decisão, com a presença do prefeito,vice-prefeito e todos os secretários,além do presidente da associação comercial de Palmares,Wilson Monteiro que lamentou a recomendação do MPPE.
Segundo Wilson a festa movimenta o comercio principalmente os lojistas de Palmares. O prefeito, Altair Junior, disse que acatou a decisão, mas lamentou não poder realizar a festa junina, segundo Altair os pagamentos estão em dias tanto funcionários como fornecedores e o dinheiro gasto na festa não iria comprometer as despesas do município.
O presidente da Fundação Casa da Cultura, Edson Silva, também falou sobre a não realização na antiga estação “Infelizmente estamos nos organizando para fazer um São João com cantores locais a mais de 40 dias e já é uma tradição as pessoas brincarem o São João na Antiga Estação, vamos nos organizar para outras festividades como o Forromares”
"Em sua fala,Altair disse que promover o lazer para a população é uma forma importante de se investir na melhoria da qualidade de vida, principalmente daqueles de menor poder aquisitivo, que, por questões de ordem financeira,não  podem estar nos grandes pólos juninos como Caruaru.Foi pensando assim que, apesar da notória dificuldade financeira encontrada neste início de gestão, a Prefeitura buscou uma forma de garantir a festividade junina que sem duvida nos daria um pouco mais de alegria", explicou.
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou aos prefeitos de Maraial, Jaqueira e Palmares, municípios declarados em situação de emergência por causa dos prejuízos causados pelas chuvas nos dias 28 e 29 de maio, que se abstenham de realizar quaisquer festejos em todo o território desses municípios com dinheiro ou rendas públicas.
Em relação a Palmares, o promotor de Justiça João Paulo Pedrosa Barbosa recomendou a abertura de pasta específica para arquivar toda a documentação de celebração de algum convênio, contrato de repasse ou instrumento correlato com a União, seus Ministérios, autarquias, empresas públicas federais; processos de licitações e ou de sua dispensa, contratos celebrados, entre outros. O município deve prestar contas, sempre promover licitação antes da contratação de empresas para fornecimento de produto ou de serviço, salvo nas hipóteses de sua dispensa ou inexigibilidade; entre outras medidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário