quarta-feira, 7 de junho de 2017

Belém de Maria-PE: MPPE fiscaliza atendimento aos desalojados e reconstrução

Apesar da situação de emergência em que se encontra a cidade de Belém de Maria, na Zona da Mata Sul, uma das mais atingidas pelas chuvas em maio, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) segue atuando na fiscalização das medidas de atendimento aos desalojados. O promotor de Justiça Marcelo Tebet informou que vai abrir um procedimento para colher denúncias de irregularidades para a instauração de inquéritos civis.
“Vamos focar no acompanhamento de possível favorecimento no cadastro para novas casas e impedir que esse tipo de coisa aconteça. Também estamos atentos à questão de dispensa de licitação, que a decretação de estado de emergência possibilita em casos como esse”, detalhou o promotor de Justiça, que acumula ainda Promotoria de Justiça de Lagoa dos Gatos. O expediente na Promotoria de Justiça está suspenso até o dia 8, uma vez que a sala do MPPE no fórum de Belém de Maria foi completamente inundada.
A atuação do Ministério Público visa dar respostas a pessoas como Eliza Porcina da Conceição, 68 anos. Moradora do número 194 da Rua 4 de Outubro há mais de 20 anos, ela teve sua casa invadida pelas águas na madrugada do dia 27 de maio. Pouca coisa restou. “Queria que o governo me ajudasse a reconstruir minha casinha”, relatou ela, se queixando que até agora não teve sua casa cadastrada. Situação similar vive a sua, vizinha Maria José Cavalcanti de Lima, 53 anos. “Criei três filhos aqui. Vivi isso em 2000 e 2010. Saí de casa e perdi tudo, só salvei a vida”, disse ela, que também não teve seu imóvel inscrito na lista dos atingidos pela chuva.
Atendimento – O escritório do gabinete de crise instalado pelo governo do Estado no Centro Administrativo da Prefeitura de Belém de Maria está repleto de donativos: água, colchonetes, comida, material de higiene. A rotina inclui a seleção dos mantimentos e a doação nos lugares mais atingidos pela cidade. No local, funcionários da prefeitura e da Secretaria Estadual da Fazenda, bombeiros militares e civis e voluntários da Igreja Adventista do Sétimo Dia trabalham para deixar cestas as básicas prontas para quem precisa.
“O trabalho foi muito complicado na semana passada. Agora já estamos mais tranquilos. Ainda faltam material de higiene e enlatados, mas já nos sentimos felizes em prestar essa ação aos que precisam no nosso município”, explica o formando do curso de bombeiro civil Aldo Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário