terça-feira, 16 de maio de 2017

Bom exemplo: Câmara de João Pessoa usa aplicativo para projetos de iniciativa popular

Em João Pessoa, na Paraíba, a Câmara Municipal adotou o aplicativo “Mudamos”, desenvolvido pelo jurista Márlon Reis (criador da Lei da Ficha Limpa) em parceria com o Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio (ITS), para aumentar a participação popular na Casa de Leis.
  
A Câmara Municipal de João Pessoa foi a primeira casa legislativa do Brasil a fazer uso desse aplicativo., que pode ser baixado gratuitamente. De acordo com o presidente da Casa, vereador Marcos Vinícius (PSDB), essa iniciativa fará com que a Câmara se aproxime cada vez mais dos cidadãos. “Facilitar o acesso das pessoas à casa que as representa é de tamanha importância. Sabemos que nossas leis são muito burocráticas e esse aplicativo vai encurtar muito o caminho para o munícipe propor projetos e encaminhar propostas de leis para seus representantes”, explica o parlamentar.
  
Para Márlon Reis, a Câmara de João Pessoa dá um importante passo pioneiro e histórico. “A adoção do aplicativo coloca o parlamento da cidade na vanguarda da democracia direta participativa. O mérito de ser a primeira Casa Legislativa do mundo a ter um aplicativo de coleta de assinaturas para projeto de iniciativa popular torna essa casa muito especial e inovadora”.  
 
Lançado no último dia 9, o número de downloads do app já passa dos 30 mil usuários. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário