terça-feira, 2 de maio de 2017

Agentes de Saúde e Endemias paralisam atividades por dois dias em Caruaru

Nesta terça-feira (2) e quarta-feira (3) os agentes de Endemias e Saúde de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, decidiram paralisar os serviços. Para pressionar a gestão, os profissionais foram até a sede da prefeitura e ocupam os jardins do Palácio Jayme Nejaim.
Por meio de nota, a prefeitura informou ao G1 que em relação à paralisação, já foi enviada uma resposta da Secretaria de Saúde sobre a reivindicação de gratificação SUS e PMAQ para os profissionais. “Já está sendo providenciado o envio da demanda do sindicato para a mesa de negociação do município”, diz a nota.
De acordo com o Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e de Agentes de Combate as Endemias (SINDACSE-PE) servidores não vão fazer visitas para combater o mosquito Aedes Aegypti e nem nas unidades de saúde.
A categoria reivindica a revisão do repasse do percentual do Programa de Melhoria de Assistência a Qualidade da Família. Segundo presidente do Sindicato, Natalício Faustino, a gratificação permanece a mesma há oito anos. “Temos ainda a reivindicação do reajuste no repasse da gratificação do SUS por produtividade”, disse.
Ainda de acordo com ele, o Programa de Qualidade de Vigilância em Saúde, não está sendo repassando para os profissionais. “Os agentes de endemias pedem um ponto de apoio. Eles querem a adequação do percentual de insalubridade. Hoje recebem R$ 187, quando os profissionais deveriam receber R$ 202 por mês”, diz.
Em Caruaru, há 540 agentes de saúde e todos são efetivos. Agentes de endemias são 290, desses, 171 são efetivos e 120 contratados. De acordo com o sindicato, quase 100% dos profissionais aderiram a paralisação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário