quarta-feira, 12 de abril de 2017

Acredite se quiser! Governo orienta a PM de Pernambuco a informar só notícias positivas a imprensa

Os Batalhões no interior de Pernambuco seguiram na manhã desta quarta-feira (12) a determinação do comando da Polícia Militar em só repassar informações positivas nas resenhas enviadas para os veículos de comunicação. Crimes como dois homicídios em Catende, Santa Cruz do Capibaribe e a explosão de um caixa eletrônico em Riacho das Almas, no Agreste de Pernambuco, não foram relatados nos documentos.
Além disso, detalhes não podem ser repassados pelos policiais. Os Batalhões em Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe e os policiais confirmaram que não podem repassar informações dos crimes. "Nós não estamos autorizados a passar detalhes", disseram PMs em ambos os casos. Os dois pediram para não serem identificados.
A resenha do 10º Batalhão em Caruaru ficou resumida a recuperação de um veículo e crimes de menor relevância a. A determinação do comando da Polícia Militar vem num momento delicado da segurança no interior de Pernambuco.Por meio de nota, a Polícia Militar informoo que, como qualquer instituição militar, possui normas e regras a serem cumpridas em função de seu bom funcionamento. "Esclarece, no entanto, que o documento produzido pela Dinter 1 tem com objetivo normatizar e alinhar a divulgação de notícias, como acontece em todas as instituições públicas e privadas", diz o texto.
O comando da PM disse ainda que nenhuma informação, desde que consolidada e segura, seja negativa ou não, deixará de ser repassada para a imprensa por meio Assessoria de Comunicação e de porta-vozes da PM. "Tal cuidado, como explica a própria circular, visa proteger vítimas, acusados e testemunhas, que têm constitucionalmente seus direitos garantidos, além de evitar que as investigações ou prisões sejam prejudicadas", diz.
A nota finaliza dizendo que não existe uma tentativa de omitir as informações. "É importante ressaltar que a Polícia Militar rejeita qualquer tipo de censura e relação que não seja de transparência com a imprensa e a sociedade", diz a nota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário