quarta-feira, 6 de setembro de 2023

TRE-PE poderá decidir por nova eleição em Cupira


O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco poderá, realiza novas eleições suplementares proporcionais para a escolha de vereadores do município de Cupira. Sete representantes eleitos para o município estão sendo julgados até o final do ano por fraude à cota de gênero nas eleições de 2020. 
As candidaturas de uma representante do Partido Democrata (DEM) e uma do Partido Socialista Liberal (PSL) estão sendo analisadas e podem ser consideradas fictícias pelo desembargador eleitoral. Nenhuma das duas candidatas fizeram atos de campanha ou receberam votos. Ficou comprovado, inclusive, que uma das candidatas pediu voto para outro candidato concorrente ao mesmo cargo.
Se houver uma constatação de fraude, haverá cassação dos registros e o TRE poderá considerar nulos todos os votos atribuídos aos candidatos eleitos dos dois partidos, provocando perda de mandato de sete vereadores eleitos pelo DEM e PSL.
Caso o desembargador confirme a fraude a cota de gênero, haverá uma nova eleição para vereadores, pois a soma dos sete vereadores em discussão é maior que 50% dos votos validos.
Essa poderá ser a segunda vez que uma eleição suplementar proporcional acontecerá em Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário