segunda-feira, 4 de julho de 2022

Chuvas e obras inacabadas deixam moradores de Belém de Maria e Lagoa dos Gatos indignados

Os moradores que ainda conseguem permanecer em suas residências em Belém de Maria, Catende e Lagoa dos Gatos, não sabem mais a quem recorrer. As obras que foram anunciadas pelo governo de Pernambuco 2010, a construção de cinco barragens para conter as águas dos rios da região e abastecer municípios. Apenas uma ficou pronta, mas funciona como contenção, sem abastecer nenhum município. Com isso, moradores convivem com o medo das enchentes sempre que chove.

Belém de Maria é umas das mais prejudicadas que esse final de semana passou as noites acordadas, uma cidade que já viu três enchentes atingirem o município, na Zona da Mata Sul do estado, nos últimos 20 anos. A última cheia ocorreu em 2017, quando as chuvas fizeram o Rio Panelas transbordar e 618 casas foram atingidas, afetando três mil pessoas.

Os estragos causados pela enchente poderiam ter sido evitados ou minimizados se um conjunto de obras do governo do estado tivesse ficado pronto no prazo prometido, incluindo a construção das cinco barragens que serviriam para conter as águas dos rios da região, a chamada Bacia do Rio Una.

São a barragem de Serro Azul, em Palmares; Panelas Dois, em Cupira; Igarapeba, em São Benedito do Sul; Barra de Guabiraba, em Barra de Guabiraba, e dos Gatos, em Belém de Maria.

Até agora, apenas a barragem de Serro Azul ficou pronta. Foi inaugurada em 2017, com três anos de atraso. No entanto, a barragem ainda não abastece nenhuma cidade.

A Adutora de Serro Azul deveria levar a água da barragem para 11 municípios da Zona da Mata Sul e do Agreste do estado. A obra começou em abril de 2018 e deveria ter ficado pronta em outubro de 2019, mas passou por uma série de problemas e está atrasada.

O Governador de Pernambuco foi procurado a quinze dias para falar sobre a obra inacabada da Barragens, vamos relembrar o que ele disse para tiramos nossas conclusões...
Veja o vídeo abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário