quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

Agrestina vivencia mês da Consciência Negra com caminhada

A Secretaria de Cultura e Turismo de Agrestina, promoveu a primeira caminhada de povos das religiões de matriz africana do município. A caminhada foi realizada no fim da tarde dessa terça-feira (30.11), e segiu da praça Pade Cícero, a praça central da cidade, até o parque ambiental, que também fica na área central da cidade. Participaram do momento integrantes de terreiros religiosos de Agrestina. A escolha da data para a caminhada se dá por ser no mês que abriga o Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, data que faz referência direta à luta pela liberade e direito à vida por parte das pessoas que foram escravizadas no Brasil.

Os fiéis do candomblé e da umbanda, seguidores da Jurema, com toda a exuberância de suas vestes caracteristicas, sua musicalidade marcante e seus cantos e movimentos que aludem à necessidade de liberdade, caminharam pelas ruas da cidade e puderam demonstrar a beleza e a alegria da conquista do direito a uma fé livre. As cores vibrantes ajudaram a dar o tom da vivacidade e do reconhecimento a que todos têm o direito de usufruir.

A caminhada, além de um espaço para a promoção do respeito e do reconhecimento a essas práticas religiosas, foi também parte do cumprimento dos compromissos assumidos diante do acesso aos recursos da Lei Aldir Blanc, que, em Agrestina, beneficiou diretamente os integrantes dos respectivos núcleos religiosos.

Ao término do momento, já no início da noite, no parque ambiental, e após uma breve celebração as crenças e ritos dos participantes, o cantico que ecoou, por entre as largas vestes e os largos sorrisos, foi o da gratidão e da alegria diante da certeza do respeito e da liberdade, que gradativamente ascendem no seio da nossa gente. Gente que é de todas as cores, todos os sons, de todos os sabores, e de todos os credos.


Fotos: Jônata Daniel/ Decom-PMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário