quarta-feira, 14 de julho de 2021

Cupira implanta projeto de educação musical nas escolas municipais

O Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, implanta na rede pública municipal de ensino um projeto de “Educação Musical” para os alunos do município. Inicialmente, nas escolas José Tenciano da Silva e Pedro Alves de Souza. A iniciativa também será estendida para as demais escolas da zona urbana e da zona rural de Cupira.

A metodologia utilizada consta em exercícios de meditação, aprendizagem dos sinais musicais, possibilitando leituras das partituras. Em seguida é trabalhado canto, fomentando o desenvolvimento do principal instrumento (a voz) e, posteriormente o ensino, aprendizagem e manuseio da Flauta Doce. Às aulas de músicas são ministradas pelos professores João Nogueira Medeiros e Helenice Alves.

Os alunos do Pedro Alves têm aulas de musica nas quartas-feiras e os do Tenciano nas sextas-feiras, em dois turnos das 9h às 10h30 e das 14h às 15h30.

“Ensinar é assim uma via de mão dupla, já que o educador e o educando constroem coletivamente o conhecimento. Consideramos que o aluno é um ser pensante, transformador, criador, realizador de sonhos, capaz de ter raiva assim como é capaz de amar”. Destaca o Professor de música, João Nogueira.

O Professor João Nogueira é Mestrando em música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É formado em Licenciatura em Música pela Universidade Federal de Pernambuco. Ele também é Especialista em Regência, formado pelo Maestro Prof. Rigoberto Moraes, e em harmonia funcional, pelo Prof. Fábio Adour na UFRJ.

João tem uma vasta experiência em projetos sociais musicais. Ele foi um dos responsáveis pelo projeto Rio de Música Cristã realizado na comunidade carioca de Rio das Pedras, com o objetivo de musicalizar crianças e adolescentes, desde 2013. É instrumentista da Banda Portugal e da Banda Irmãos Pepino, organizações musicais tradicionais da cidade do Rio de Janeiro e que possuem origem portuguesa.

Por meio da Igreja Evangélica Batista em Catete realizou trabalhos como instrumentista e arranjador, entre 2011 e 2020. Atuou como coordenador de projetos culturais, patrocinados pela Petrobras, no GRES Acadêmicos da Rocinha, educando musicalmente jovens oriundos das comunidades da Rocinha e do Vidigal, entre 2006 e 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário