quarta-feira, 9 de junho de 2021

Conseg-PE recomenda municípios priorizar e vacinar Guardas Municipais contra COVID-19

O Presidente do Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública e Defesa Social de Pernambuco – CONSEG/PE, recomenda aos municípios consorciados providenciar e priorizar a vacinação contra COVID-19 dos agentes das guardas municipais dos respectivos municípios, objetivando que os servidores tenham maior efetividade no desempenho de suas funções.

No ofício enviado aos Prefeitos das cidades consorciadas o Presidente do Conseg-PE e Prefeito de Cupira, José Maria Leite de Macedo, destacou a importância da atuação dos Guardas Municipais que atuam em ações estratégicas relacionadas à vacinação contra a COVID-19. Logo, esses agentes devem ser priorizados no programa local de imunização.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) solicitou aos municípios consorciados o levantamento do quantitativo de seus respectivos guardas municipais para que o Estado possa calcular todo o efetivo de segurança e providenciar o envio de mais doses para esse grupo prioritário.

No Plano Nacional de Vacinação e o Programa Estadual de Imunização PNI-PE, as Forças de Segurança e Salvamento, como Policiais Federais, Militares, Civis e Rodoviários; Bombeiros Militares e Civis; e Guardas Municipais, encontram-se no grupo prioritário para vacinação contra a COVID-19.

O Consórcio Intermunicipal de Segurança promove, junto aos consorciados, a ordem pública e a segurança cidadã, com a necessidade de se estabelecer políticas democráticas de prevenção ao crime e a violência, caracterizadas pela transparência, participação social, subordinação à lei e ao respeito aos direitos humanos.

O Conseg/PE é integrado pelas cidades de Cupira, Agrestina, São Joaquim do Monte, Altinho, Jurema, Lajedo e Toritama, no Agreste; Catende, Maraial e Palmares, na Zona da Mata; além de Betânia, no Sertão, e Moreno, na Região Metropolitana do Recife. E mais de 20 cidades estão em processo de adesão ao consórcio de segurança do estado de PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário