segunda-feira, 24 de maio de 2021

Presidente da Câmara de Panelas tem WhatsApp clonado

No Instagram do Presidente da Câmara de Panelas
Denival Melo comunicou, na tarde do último domingo (23) que o WhatsApp dele foi clonado e os criminosos estão pedindo dinheiro aos contados do presidente.
Segundo o comunicado, já foi registrada a ocorrência da Delegacia de Polícia e a orientação é que não seja feita nenhuma transferência de dinheiro ou seja mandada mensagem para o presidente.
Golpe que se tornou comum nos últimos meses, a Polícia Civil repassa algumas orientações de como proceder caso o aplicativo tenha sido clonado:
1. Postar comunicado nas redes sociais para evitar que valores sejam depositados;
2. Enviar e-mail para o endereço support@whatsapp.com informando a clonagem da conta e pedindo sua suspensão;
3. Registrar boletim de ocorrência na Delegacia Online, da Polícia Civil;
4. Ao reinstalar o aplicativo no celular, criar a autenticação em duas etapas para garantir a segurança.

15 mil pessoas por dia são vítimas do golpe

Uma pesquisa realizada pelo laboratório especializado em segurança digital da PSafe revelou que mais de 15 mil brasileiros têm Whatsapp clonado por dia. Em setembro de 2020, o número de vítimas cresceu 25% em relação ao mês anterior: a análise projeta que mais de 473 mil brasileiros tenham caído na armadilha no período.
De acordo com o diretor do laboratório, Emilio Simoni, a clonagem de WhatsApp não é um pishing, mas um golpe que começa com a engenharia social, ou seja, uma articulação para ludibriar a vítima.
- Os fraudadores têm robôs que monitoram sites de vendas. Quando entra um anúncio novo, em questão de dois ou três minutos já entram em contato com a pessoa tentando convencê-la a dar o código de verificação com alguma justificativa. É uma manipulação psicológica. A pessoa acaba passando, sem perceber que esse número é do Whatsapp — completa o diretor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário