quinta-feira, 11 de junho de 2020

Agrestina proíbe fogueiras e fogos de artifício durante a pandemia

Com forte tradição de festejos juninos, o município de Agrestina, interior de Pernambuco, seguiu a recomendação do Ministério Público de Pernambuco, e decretou a proibição do acendimento de fogueiras, queima de fogos de artifício, bem como a sua comercialização, em todo o território municipal (zona urbana e distrito rurais), enquanto perdurar o estado de emergência em saúde pública, decorrente da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O decreto será válido tanto para espaços públicos como também para espaços privados.

O Decreto Municipal, de nº 1.881, de 09 de junho de 2020, se deu em respeito ao número de casos confirmados bem como o número de óbitos por Covid-19 no município. São 86 casos confirmados e sete óbitos, até o dia de ontem, 10 de junho.

A adoção da medida tem o objetivo de evitar que o isolamento social se comprometa, tendo em vista que a tradição de fogueiras e queima de fogos naturalmente provoca aglomeração de pessoas, o que pode vir a elevar a curva de contágio do vírus. Além disso, pode agravar os riscos de problemas respiratórios.

A fumaça das fogueiras também pode causar intoxicação em pessoas não portadoras da Covid-19, e o manejo de fogos representa um grande risco de queimaduras, situações que podem sobrecarregar os hospitais e inviabilizar o atendimento a quem realmente precisa.

O município reconhece a importância dessa tradição cultural, mas entende que ela não pode prevalecer sobre a saúde e à vida, direitos fundamentais de todos os seres humanos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário