quinta-feira, 22 de junho de 2017

Hélio dos Terrenos lidera em Belo Jardim com 40,5%

 Se a eleição suplementar para prefeito de Belo Jardim, no Agreste, a 187 km do Recife, fosse hoje, o candidato do PTB, Hélio dos Terrenos, seria eleito com folga. Segundo pesquisa, o trabalhista teria 40,5% dos votos contra 24,3% do candidato do PSB, o ex-prefeito Luiz Carlos, apoiado pelo ex-prefeito João Mendonça (PSB). Em terceiro lugar, com 11,3%, aparece o candidato do PV, Gilvandro Estrela, atual prefeito em exercício, apoiado pelo grupo do ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM). Brancos e Nulos somam 9% e indecisos chegam a 14,9%.

Na espontânea, modelo no qual o entrevistado é obrigado a lembrar do nome do candidato sem o auxílio da cartela com todos os postulantes, Hélio também aparece na frente, com 33,5%, seguido de Luiz Carlos, com 18,3% e Gilvandro Estrela em último, com 6,5%. Os indecisos sobem para 34,7% e brancos e nulos seriam 6,5%. O levantamento foi feito entre os dias 17 e 18 deste mês, sendo aplicados 400 questionários. A margem de erro é de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.

Quando forçado a responder apenas a pergunta quem vai vencer a eleição, 43,5% dos entrevistados apontaram o candidato do PTB, Hélio dos Terrenos, enquanto 24,3% disseram que seria Luiz Carlos. Apenas 5% afirmaram que Gilvandro Estrela seria o vitorioso. Entre os que foram pesquisados, 27,2% disseram que não sabiam responder ou se negaram a dar opinião.

No quesito rejeição, Luiz Carlos aparece com a maior porcentagem. Dos entrevistados, 37,3% disseram que não votariam nele de forma alguma. Em segundo lugar ficou Hélio dos Terrenos, com 17%. Gilvandro Estrela é o menos rejeitado, com 12,3%. Ainda entre os entrevistados, 8,3%, afirmaram que rejeitam todos os postulantes e 25,1% não rejeitam nenhum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário