quinta-feira, 8 de junho de 2017

Belém de Maria-PE: Sem área de Lazer, crianças nadam em meio ao esgoto.

Após as chuvas, muitos desabrigados! E, diante da porta ou das janelas, um rio de esgoto e lixo é a ameaça constante de enchentes e doenças. Em Belém de Maria, cerca de dois mil moradores vivem em condições sub-humanas.(vídeo abaixo)
Nas margens do rio, poucos centímetros separam o piso da casa do agricultor, senhor João da água do rio. No meio da casa, um corredor se abre para o canal, bem perto de onde canos despejam mais esgoto no rio. A família inteira mora numa espécie de paredão do rio que desafiam a lógica da engenharia.
“Eu mesmo construí. Tenho muito orgulho disso. Meu esgoto vai para o rio, porque é como faz todo mundo aqui. Nunca ninguém veio à comunidade fazer ligação de esgoto” - Afirma João, que diz sonhar com a promessa de ganhar uma casa do governo. 
A carcaça do animal passa lentamente enquanto a água pastosa se mistura aos dejetos dos esgotos despejando no rio, deixando no ar um odor de embrulhar o estômago. Um grupo de quinze crianças se aproxima, olham o rio, dão de ombros e pulam na água. Um garoto, magrinho, nos seus 14 anos, que sonha em ser policial, é o primeiro a se posicionar. Toma distância, acelera e pula, caindo de cabeça no lodo após uma cambalhota. Eles nadam no lixo, em meio a fezes e à podridão despejada ao longo do curso.

Perguntar não ofende: Até quando iremos conviver com essa realidade degradante ?? 






3 comentários:

  1. Quando lixo de pessoas como você Willamar for reciclado, E usar suas verdade, porque esse textão todo que você se deu o trabalho de fazer não passa de uma enxurrada de inverdades. Que dúvida das minhas palavras convido a todos a vim conhecer minha cidade Belém de Maria a qual nasci e qual tenho muito orgulho,Lugar de gente valente. Suas palavras de interesse próprio,não retrata o que realmente é Belém de Maria.

    ResponderExcluir
  2. Perguntar não ofende : até quando teremos esse tipo de "escritor" frajunto em nosso meio ? Não entendo porque perdeu tanto tempo para se dar o trabalho de escrever um texto irreal, hipócrita e sem um mínimo de inteligência? As pessoas podem ver o que acontece , não confunda liberdade de expressão, seja mais inteligente e acima de tudo tenha um pouco, só um pouco de respeito à população que já sofre tanto o dano de uma catástrofe, que tirou de muitos o trabalho e esforço de toda uma vida !

    ResponderExcluir
  3. Poderia ter mostrado o vídeo que mostra a cidade limpa e se erguendo após 10 dias da enchente, ao invés de ficar criticando poderia dar sugestões para melhorar,infelizmente minha querida cidade é carente de muitas coisas,mais o povo é trabalhador e vai levantar a cidade outra vez.

    ResponderExcluir