quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Em Belém de Maria, prefeito do PSB Tio Correia é afastado do cargo


A pedido do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), a Justiça acaba de afastar do cargo o prefeito de Belém de Maria, Valdeci José da Silva (Tio Correia), sob acusação de improbidade administrativa. 
O prefeito vinha sendo investigado pelos promotores de Justiça do Grupo de Atuação Especial de Combate ao crime Organizado (Gaeco), dentro da Operação Pulverização, que resultou na prisão de oito suspeitos, inclusive do gerente da Agência do Banco do Brasil, em Chã Grande, Fernando Nazareno Santos de Arruda.
A Operação Pulverização, deflagrada na madrugada da quinta-feira (19), em cinco municípios da Mata Sul, Belém de Maria, Água Preta, Palmares, Catende e Caruaru , foi resultado de seis meses de investigação do Gaeco, vinculado ao Ministério Público, após informes relacionados ao desvio de recurso público no município de Belém de Maria.
As investigações são relativas ao período de janeiro de 2013 a julho de 2015, em Belém de Maria, quando foram apontados desvios de recursos que ultrapassam os R$ 3 milhões até maio de 2014, prevendo-se, ainda, um considerável aumento no rombo das contas públicas, em decorrência da atuação criminosa do suposto grupo, inicialmente investigado.
Os crimes identificados foram fraudes de licitação (Lei 8666/93), lavagem de dinheiro (Lei 9.613/98) e organização criminosa (Lei 12.850/03), corrupção passiva (artigo 317 do CPB) e peculato (artigo 312 do CPB).
Participaram da Operação os promotores Vanessa Cavalcanti de Araújo, Emanuel Cavalcanti Pacheco, Frederico Guilherme da Fonseca e João Paulo Pedrosa Barbosa, com o apoio estratégico de 21 policiais civis e 33 policiais militares do Batalhão Especial de Policiamento do Interior (Bepi), além de servidores do Gaeco, que cumpriram sete mandados de busca e apreensão e seis de prisão.
Nos municípios de Água Preta, Palmares, Catende e Caruaru, sete pessoas foram presas, incluindo o ex-secretário de Finanças de Belém de Maria, Benevilson Laurêncio Duarte, todos acusados de envolvimento em cinco empresas investigadas pelo Ministério Público.
Em Belém de Maria, naquela ocasião, houve apenas apreensão de documentos na sede da Prefeitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário