sábado, 16 de dezembro de 2017

São Joaquim do Monte-PE: Prefeito tem maior aprovação em vinte anos

Em São Joaquim do Monte, município a 134 km do Recife, o prefeito Joãozinho Tenório (PSDB), finaliza o primeiro ano do seu segundo mantado com altíssima aprovação. 65,5% do eleitorado aprovam a gestão do tucano, enquanto 23,4% desaprovam e 11,1% não sabem ou não responderam. De uma forma detalhada, 19,1% da população avalia o desempenho da administração do prefeito como ótimo, 35,7% bom, 28,6% regular, 4,3% ruim e 11,4% classificam o mandato como péssimo. O levantamento é do Instituto Opinião, de Campina Grande, e foi a campo entre os dias 11 e 12 de novembro, sendo aplicados 350 questionários.
Os maiores percentuais de aprovação do tucano estão entre os eleitores de meia idade, na faixa etária de 45 a 49 anos (38,6%), entre os eleitores com grau de instrução até o 9º ano (38,9%) e entre os eleitores com renda familiar até dois salários (36,2%). Por sexo, sua aprovação está mais concentrada entre os homens 37,2% ente 34,1% das mulheres.
Já suas piores taxas de aprovação se situam também entre os eleitores com grau de instrução até o nono ano (11,6%), entre os eleitores na faixa etária de 16 a 24 anos (14,8%) e entre os eleitores com renda familiar até dois salários (12,1%). Por sexo, sua maior reprovação aparece entre os eleitores masculinos (13,2%) ante 9,8% dos eleitores femininos. A aprovação do prefeito também é identificada entre os outros questionários da pesquisa.
Quando o eleitor é forçado a responder se a cidade está andando para frente com a tucano no comando da Prefeitura, 53,7% afirmam que está progredindo, 34,6% dizem que o município está parado e apenas 5,7% da população diz que está andando para trás. Em outra pergunta básica – se a Prefeitura está atendendo e resolvendo os problemas da cidade – 44,9% disseram que sim, 28% mais ou menos e 24% disseram que não.
Entre os problemas mais graves de São Joaquim do Monte, os entrevistados citaram, pela ordem, segurança pública (48,9%), saúde (21,1%), desemprego (17,4%) e calçamentos/estradas (3,7%). Para 30% dos entrevistados, o prefeito deveria focar mais sua gestão na segurança pública e 25,7% apontaram a geração de emprego.
As entrevistas foram realizadas nas localidades Areial, Aureliano, Cecílio, Centro, COHAB, Creche, João Paulo II, Bananeirinha, Barra do Riachão, Cajueiro, Formigueiro, Goiabeira, Monte Alegre, Monte Azul, Quanduz, Terra Preta e Vila de Santana.
A modalidade de pesquisa adotada envolveu a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação. Foram realizadas entrevistas pessoais e domiciliares. O intervalo de confiança estimado é de 90,0% e a margem de erro máxima estimada é de 4,4 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário