segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Cupira-PE: Com popularidade e receitas do município em baixa, prefeito faz mais um corte de servidores contratados

Em 181 dias de governo, o prefeito José Maria Leite de Macedo(DEM), de Cupira, enfrenta insatisfações de várias frentes e crises em secretarias de peso, como Saúde e Educação. Além disso, com a receita municipal em queda, a dispensa de servidores temporários contratados continua, de pouco em pouco, para tentar enquadrar a folha nos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal. No fim da última semana, segundo informações do Blog do Willamar Jr, os cortes de pessoal chegaram aos programas sociais. Em alguns casos, maior do que a surpresa de se ver (novamente) desempregado é a indignação de ser dispensado com o recado "não precisa mais vir segunda-feira", transmitido por qualquer subalterno.

Enquanto os problemas internos, administrativos e burocráticos da Prefeitura, exigem do prefeito matar, pessoalmente, mais de um leão por dia, no terreno político; Zé Maria ainda não se impôs, não marcou seu território. Eleito com popularidade, o prefeito de Cupira até o momento não obteve sucesso em transformar o dom da liderança religiosa em carisma de liderança política, nem se pode dizer que ele lidera um grupo, uma base. Sem um tradicional líder no Executivo, os vereadores se agrupam entre si mesmos ou sob lideranças fora do poder - não da política - ou de fora da cidade.

Não se pode esconder que o excesso de promessas, feitas no calor do entusiasmo da campanha e no êxtase da vitória, fazem Zé Maria ser cobrado constantemente por não conseguir realizar o prometido. Muitos aliados se afastaram insatisfeitos ou decepcionados.

Por sua vez, comerciantes do município se articulam por conta própria para buscar seus interesses, por meio de outros líderes, unidos com vereadores, mas sem intermediação da Prefeitura.

Nas ruas, a população também se mostra insatisfeita com os serviços públicos, principalmente com a iluminação pública que ainda não subiu das contas de luz para os postes. Limpeza pública, a falta de médicos especialista também é reclamada.

Atualmente, a população vê o governo municipal em aparente paralisia diante dos crescentes problemas. É apenas falta de dinheiro e queda nas receitas, ou falta mais do que isso? Para completar no começo do mês o prefeito foi cobra o transporte escolar dos universitários, o problema que essa cobrança era ilegal. O resultado é igual a uma gangorra: a insatisfação sobe e a popularidade do prefeito rala a chapa no chão. A menos de um ano da eleição.

imagem internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário